No Instituto Politécnico da Guarda (IPG) decorreu, no passado dia 26 de Maio, o I Congresso de Futebol subordinado ao tema“ O treino do futebolista: um espaço de confluência entre a ciência e a prática”.


Este congresso contou com a participação dos selecionadores nacionais de futebol feminino (Francisco Neto) e sub-18 masculinos (José Guilherme); diretor técnico nacional da FPF (Silveira Ramos), treinadores com experiência nas ligas profissionais (Ricardo Chéu) e distritais (Rui Nascimento) e analistas do jogo (Nuno Leite); nos cerca de 200 participantes destacou-se a forte presença de treinadores, estudantes, licenciados em desporto e dirigentes desportivos.
As comunicações proferidas versaram temáticas muito diferenciadas como “o desenvolvimento do futebol feminino em Portugal, a implementação de uma ideia de jogo e avaliação e controlo do treino”. Por outro lado, foram realizadas duas sessões práticas, no campo de futebol do Zâmbito, com propostas metodológicas de exercícios adequados ao treino de manutenção da posse de bola (Carlos Sacadura) e indicadores de pressão e transição ofensiva (António Barbosa).
Um aspeto inovador que caraterizou estas sessões foi a recolha de dados, por GPS e cardiofrequêncímetros, que caracterizaram a “carga” a que os atletas estiveram sujeitos na realização dos exercícios. Estas informações foram, de imediato, sujeitas a tratamento pelos alunos do curso de mestrado em Ciências do Desporto (ramo de treino desportivo) do IPG que posteriormente foram apresentados e analisados pelo docente da área de avaliação, controlo e planeamento do treino desportivo do IPG (Pedro Esteves)
A investigação em avaliação e controlo do treino em futebol, que tem sido realizada no Laboratório de avaliação do rendimento desportivo, exercício físico e saúde do IPG (LABMOV), deu origem a uma comunicação de Carolina Vila-Chã (Diretora do curso de desporto do IPG e coordenadora do LABMOV), na qual demonstrou a aplicabilidade dos equipamentos disponíveis, abrindo assim possibilidades de utilização pelos clubes da região.
A comissão organizadora, atendendo ao interesse manifestado pelos oradores e participantes, adiantou que pensa promover novas edições do congresso.