A empresa «Cakes 2 Love» abriu no dia 15 de Outubro a sua segunda loja na cidade da Guarda. Iniciou a actividade a 17 de Março de 2011

com a abertura do espaço na Rua D. Miguel de Alarcão, n.º 17, Rés-do-Chão, junto da Sé Catedral, e ampliou este ano o negócio com a abertura da segunda loja no Largo General Humberto Delgado, n.º 18, em frente ao Jardim José de Lemos. A proprietária, Susana Menoita, de 34 anos, disse ao Jornal A GUARDA que a empresa de confeitaria, pastelaria e catering de eventos decidiu abrir a segunda casa na cidade da Guarda por o negócio ter corrido bem. Quando abriu a primeira loja, a Psicóloga de formação estava desempregada e apostou num conceito inovador que não existia na cidade “e as coisas correram bem”. “Começámos a apostar no catering de eventos e temos tido um crescimento muito forte em casamentos. Inclusive um site espanhol considerou, em 2015, um dos nossos bolos de casamento como sendo dos mais bonitos do ano”, disse. O reconhecimento do estabelecimento surgiu também recentemente quando, a convite da SIC, a pastelaria participou na fase eliminatória do concurso Best Bakery “O meu bolo é o melhor do mundo!” e passou à fase visionada na televisão. “Nem sequer concorremos, a SIC é que chegou até nós e isso é que foi a maior surpresa”, disse Susana Menoita. Acrescentou que o feedback pós programa “foi extraordinário” e vieram pessoas de propósito de vários pontos do país para conhecerem a casa.
A «Cakes 2 Love» possui um total de 7 empregados, incluindo a proprietária. A empresa tem registado “um crescimento significativo” todos os anos. “Temos muito reconhecimento externo. Mais de metade dos meus casamentos são para fora da Guarda. Porque é que o nosso trabalho é tão valorizado fora da cidade e às vezes cá dentro há pessoas que não conhecem a «Cakes 2 Love»?”, interroga. A pastelaria faz todo o tipo de bolos (aniversários, casamentos e baptizados) com a particularidade de serem confeccionados ao gosto de cada cliente. “Temos produção diária para sustentar as nossas lojas depois, temos os eventos. Não temos bolos feitos na vitrine. É tudo feito de acordo com o que o cliente pretende. Para eventos, só funcionamos por encomenda. Os bolos são personalizados. Tento que as massas e os recheios sejam diferentes das pastelarias comuns. Aqui os bolos são personalizados, o cliente escolhe desde o interior até ao exterior do bolo”, contou. A confecção dos bolos é feita na loja localizada junto da Sé Catedral, mas as encomendas podem ser feitas em qualquer uma das lojas e o levantamento da encomenda também. Na cafetaria que está localizada em frente ao Jardim José de Lemos, com 28 lugares sentados, são servidas refeições rápidas. “Mesmo nas refeições rápidas procuramos servir algo de diferente”, disse Susana Menoita, indicando que o menu de almoço inclui sempre uma sopa e empadas ou bolos e o preço médio de uma refeição completa ronda os 6,5 a 7 euros. “Mesmo nas empadas e bolos utilizamos matérias-primas diferentes do habitual”, assinalou. O movimento na nova loja tem sido “extremamente positivo”. “A loja tem sempre gente e o feedback que os clientes nos dão é bom. Estamos satisfeitos e acredito que estamos no bom caminho”, afirmou. O estabelecimento também possui o conceito de take away e o cliente pode levar café, chocolate quente, galão ou chá e tomar no exterior ou no local de trabalho. Com a proximidade do Natal, a empresária anuncia que a «Cakes 2 Love» irá apostar em produtos diferentes daqueles que existem nas outras pastelarias da cidade. “Gosto de ter produtos específicos nesta altura do ano. Vamos sempre buscar doçaria que nos lembre os sabores e os cheiros de Natal, mas não temos os sonhos e as filhós, temos outros, mas representando o tradicional. O bolo-rei, a filhós e o sonho vão encontrar em qualquer pastelaria da cidade. Aqui vão encontrar o que não encontram noutro sítio. Este ano vamos ter umas surpresas interessantes. Vamos ter um bolo Bundet, que é de especiarias e enriquecemos com caramelo salgado, e que é qualquer coisa de extraordinário”, esclareceu.