Nos dias 14 e 15 de Novembro, no Pavilhão Multiusos


A Câmara Municipal de Pinhel e a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI) vão realizar, nos dias 14 e 15 de Novembro, no Pavilhão Multiusos daquela cidade, o certame “Beira Interior - Vinhos e Sabores”, que contará com a participação de 27 produtores de vinhos e de 20 produtores de outros produtos endógenos da região (mel, azeite, queijos, etc.). O evento inclui salão de vinhos, degustações e provas comentadas, animação musical, mostra gastronómica regional, workshops, show cooking com convidados de renome no panorama nacional e um seminário intitulado “Vinhos da Beira Interior, Rumos e Desafios”.
De acordo com as entidades promotoras, o evento pretende ter uma dimensão regional e uma projecção nacional e dar a conhecer aos visitantes o que de melhor o vasto território da Beira Interior tem para oferecer. Em relação aos vinhos, é referido que “o esplendor da influência da montanha e da altitude nos saberes e sabores beirões, resultante da influência das serras da Estrela, Marofa, Gardunha e Malcata, com vinhas plantadas entre os 300 e os 700 metros, aliadas a solos de origem granítica, e xistosa, com afloramentos de quartzo, a que se junta um clima único de verões quentes e secos e de Invernos muito frios e rigorosos, onde nascem vinhos a partir de castas autóctones que originam um terroir único do qual resultam tesouros singulares. A descoberta constante de novos aromas e sabores, nos últimos anos, tem potenciado esta região para uma grande evolução nos produtores e na qualidade dos seus vinhos e demais produtos endógenos. A Beira Interior aspira a uma maior notoriedade e a ocupar o seu legítimo lugar”.
O presidente da CVRBI, João Carvalho, disse na conferência de imprensa de apresentação do evento, realizada na segunda-feira, dia 19 de Outubro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Pinhel, que a temática do vinho “torna-se cada vez mais importante” na região da Beira Interior. “É uma região que se tem vindo a afirmar pelos vinhos e por produtos característicos”, apontou, lembrando que um certame desta natureza “já fazia falta”. Assumiu ainda que a região de Pinhel tem todas as condições para acolher o evento “Beira Interior - Vinhos e Sabores”, porque dos 16 mil hectares de vinha da Beira Interior, cerca de 25% estão na região de Pinhel. “É a região com maior volume de vinhas em toda a Beira Interior. É, por excelência, que se deve fazer este certame aqui”, referiu. João Carvalho disse ainda que o sector dos vinhos tem crescido na região, lembrando que há 15 anos existiam 4 produtores particulares e 4 adegas e, neste momento, “entre adegas e privados, já ultrapassamos a meia centena”.
O presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, declarou que a região já necessitava de uma feira para projectar os vinhos produzidos na Beira Interior e para os tornar conhecidos do público em geral. O autarca assume que estão reunidos “todos os ingredientes para que esta feira seja um sucesso”, referindo que, no final, serão feitas as contas em relação aos custos. “Há coisas que não têm preço. Promover os vinhos da Beira Interior não tem preço. Queremos é fazer uma boa promoção, que este evento tenha dimensão nacional ou internacional. No final nós faremos contas”, disse. Rui Ventura afirmou ainda tratar-se de um evento “para continuar” nos anos futuros, pois a organização pretende que seja um certame “que fique e que marque a região”.
O destaque do programa vai para sábado, dia 14 de Novembro, com a realização do seminário “Vinhos da Beira Interior, Rumos e Desafios”, com intervenções sobre “Beira Interior, Passado, Presente e Futuro” (por José Almeida Garrett), “A Beira Interior no panorama vitivinícola português” (Anselmo Mendes), “Uma Experiência e uma Paixão na Beira Interior” (Rui Roboredo Madeira), “Vinhos biológicos, um caminho para a Beira Interior?” (Frederico Gomes), “Marketing Internacional de Vinhos, da produção à comercialização” (Mário Neves), “Flavescência Dourada – Estratégia da AAPIM (Paula Simão), “Adegas Cooperativas. «Gigantes» adormecidos?” (Nuno Galvão) e “Beira Interior, a grande região vitícola portuguesa injustamente subvalorizada” (Malfeito Ferreira).