Manteigas

 

De 25 a 28 de Fevereiro, decorre em Manteigas a Expo Estrela, um evento que pretende “divulgar as potencialidades do concelho”. Ao longo do fim-de-semana de Carnaval, o Município de Manteigas quer atrair muitos visitantes a “um território de baixa densidade” que é detentor de uma marca, Serra da Estrela, “que é preciso continuar a divulgar”.
“A par do Festival de Outono e da Feira Antiga, a Expo Estrela é mais um meio de divulgação do nosso concelho e da região” referiu o presidente da autarquia, José Manuel Biscaia durante a apresentação do certame, que decorreu no dia 10 de Fevereiro, no Ninho de Empresas de Manteigas. E acrescentou: “conseguimos fidelizar expositores endógenos e outros de todas as partes do país”.
Numa zona com condições únicas e numa altura em que foram anunciados novos investimentos hoteleiros para o concelho, José Manuel Biscaia acredita que “Manteigas passa a ter todas as condições para atrair mais turistas”. Referiu que “há uma média de mil contactos por mês, no posto de turismo e no Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere”.
A pensar no turismo de natureza e de aventura, “Manteigas quer apostar na qualidade, na qualidade da água e do ar”. José Biscaia destacou a aposta em duas mini-hídricas, na iluminação led, num concelho totalmente inteligente com wi-fi, na criação do Centro de Energia Viva de Montanha em colaboração com Universidade da Beira Interior. A existência de “mais de 200 Km de percursos sinalizados, os desportos de aventura e as praias fluviais”, foram outros aspectos que o autarca destacou como meios importantes para atrair visitantes ao concelho.
A Expo Estrela, que terá um custo de 70 mil euros, terá como centro a Praça Municipal onde será possível encontrar artesanato, comércio, indústria, serviços, gastronomia e animação. Pelo centro da Feira vão andar a Filarmónica Popular manteiguense – Música Nova, os Bombos das Donas, a Fanfarra NenFáNemFum, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Manteigas, o Grupo de Danças e Cantares do Paúl, o Grupo de Percussão de Valhelhas.
Os concertos, no Pavilhão do Centro Cívico, começam com Quintas do Bill e Orquestra de Sopros Música Nova, e Cleto (dia 25); Tuna TS Porto e Banda Boa união – Música Velha e Fank Pop Music (dia 26); Capicua e Tiago Bettencourt (dia 27).