Guarda


O presidente da Câmara da Guarda faz um balanço positivo da 1.ª edição da Feira Farta, realizada no largo do Mercado Municipal no passado fim-de-semana, dias 12 e 13 de Setembro. No final da última reunião do executivo municipal, realizada na segunda-feira, dia 14 de Setembro, onde o assunto foi abordado, Álvaro Amaro manifestou “regozijo e satisfação” com a análise do sucesso do certame que foi muito visitado pelos habitantes da cidade e da região. Referiu que a iniciativa, que continuará a ser realizada pelo executivo nos próximos anos, permitiu “incentivar a ruralidade” e ajudar a divulgar e a comercializar os produtos dos pequenos produtores das 43 freguesias do concelho. O autarca disse que “é notável” logo num evento desta natureza terem estado presentes as 43 Freguesias. “Para mim isso é um facto notável. Não posso deixar de registar esta adesão a 100 por cento das Freguesias e dos produtores”, disse, esperando que “esta rede, estas sinergias” continuem no futuro. “Está encontrado um bom elemento, não apenas para homenagear o nosso Mundo Rural, mas para criar alguns incentivos” para vender aquilo que se produz no concelho, concluiu.
A vereadora socialista Graça Cabral também disse aos jornalistas que a 1.ª edição da Feira Farta “foi um sucesso” e foi “muito interessante para promover os produtos da nossa região”. Referiu que as pessoas, de um modo geral, “sentiram-se satisfeitas” com o evento. “A iniciativa foi bem aceite”, acrescentou, referindo que houve “uma adesão importante por parte das pessoas da Guarda e das demais”. Disse ainda que a Feira Farta “é uma grande aposta” e acha que é “uma semente que deve ser alicerçada nos anos vindouros”. “Esta também era uma ideia que fazia parte do programa do PS”, concluiu.
A Câmara Municipal da Guarda promoveu o certame com o objectivo de fomentar a valorização dos recursos e produtos da região, com destaque para os produtos agro-alimentares como o mel, o pão, os frutos, os legumes e outros produtos da terra.
No evento, que foi “uma autêntica e variada montra dos produtos do concelho”, participaram 150 produtores com mais de 100 produtos. Recorde-se que todas as Freguesias do concelho aceitaram o repto lançado pela Câmara Municipal, contactando os respectivos produtores, associações e colectividades e incentivando-as a estarem presentes na Feira Farta.
Durante o evento foram realizadas várias iniciativas, com destaque para a gastronomia, com várias demonstrações e degustação de produtos, para recriações etnográficas do “Ciclo da Castanha”, dos “Serões da aldeia” ou do “Ciclo do pão”. No sábado, o programa “Verão Total” da RTP 1, foi transmitido em directo a partir da Guarda. A Feira Farta, que no domingo foi condicionada pela chuva, terminou com um concerto de José Cid.