Evento vai decorrer de 19 a 21 de Setembro
Encontro Ibérico de Clássicos passa por Gouveia e pela Guarda

O saudosismo, a amizade e a descontracção dos amantes dos automóveis com história e com estórias tem data marcada para 19 a 21 de Setembro, com a realização do primeiro Encontro Ibérico de Automóveis Clássicos, que vai reunir viaturas portuguesas e espanholas. O programa inclui visitas a diversos museus, locais históricos e grandes paisagens entre Salamanca, Ciudad Rodrigo, Siega Verde, Gouveia, Nelas e Guarda. Os detalhes do passeio foram apresentados em Gouveia, na quinta-feira, dia 5 de Junho, na presença das diversas entidades envolvidas. A organização do evento está a cargo do Clube Escape Livre, Museo de História de la Automoción de Salamanca, Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, Adecocir- Asociación para el Desarrollo de la Comarca de Ciudad Rodrigo, Turismo Centro de Portugal, Ayuntamientos de Salamanca e Ciudad Rodrigo, Diputación de Salamanca e municípios de Gouveia, Nelas e Guarda.
O Encontro Ibérico de Automóveis Clássicos está integrado no XXV Aniversário do Descobrimento do Sítio Arqueológico de Siega Verde, Património da Humanidade na vizinha Espanha, e contempla a visita ao Museo de Historia de la Automoción de Salamanca, ao Centro Histórico de Salamanca, a Ciudad Rodrigo, às gravuras rupestres de Siega Verde e ao Fuerte de la Concepción. Já em Portugal, visita a Quinta da Passarela, onde decorre uma prova de vinhos, o Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, a vila termal das Caldas da Felgueira, as Fidalgas de Santar, no coração da Região demarcada dos vinhos do Dão, e o centro histórico da Guarda. O alojamento é no Hotel Abba Fonseca, em Salamanca, e no Hotel Eurosol de Gouveia.
De acordo com a organização, apenas 25 viaturas clássicas poderão participar neste primeiro encontro que pretende divulgar os clássicos e os museus ligados ao mundo automóvel.
Luís Miguel Pérez, responsável pelo Museo de Historia de la Automoción de Salamanca, explicou que o Museu tem vindo a impulsionar o projecto, “sabendo que a promoção e preservação do património automóvel Luso-Espanhol pode servir como um elo e promover turismo, relações económicas e culturais entre Portugal e Espanha”.
Já para Luís Tadeu, presidente da Câmara Municipal de Gouveia, “o 1.º Encontro Ibérico de Automóveis Clássicos é o resultado do empenho institucional e do reforço de parcerias entre o Museu da Miniatura Automóvel, o Clube Escape Livre e o Museu da Automocion em Salamanca. Gouveia, através do Museu da Miniatura Automóvel, tem muito orgulho em organizar o 1º Encontro Ibérico de Automóveis Clássicos, reforçando parcerias que certamente contribuem para valorizar o concelho através do lazer, da cultura e do turismo”.
No encontro são admitidos os automóveis ligeiros de três diferentes categorias e idades entre 1946 e 1980. As inscrições custam 295 euros (por viatura com dois elementos) e podem ser feitas através do Clube Escape Livre, ou através do Museo da Automocion de Salamanca.