Livro sobre o piloto brasileiro já está nas bancas
Rui Pelejão apresenta “A Paixão de Senna”


Já está nas bancas o livro do jornalista Rui Pelejão sobre Ayrton Senna, o piloto que nos anos 90 marcou a Formula 1 e uma geração inteira de adeptos, tanto em vida, como pela morte por despiste vista na tv por mais de 700 milhões de telespectadores. Passados 20 anos, Rui Pelejão recorda o piloto brasileiro que nos domingos enfrentava as pistas de Formula 1 e fazia parte dos hábitos televisivos dos portugueses.
“A Paixão de Senna” relata pormenorizadamente a carreira do piloto, desde os tempos do karting até aos duelos com o rival Alain Prost, e revela o seu lado profundamente humano, com as suas contradições, a sua espiritualidade, os seus amores, as suas aventuras e, também, a sua relação com Portugal. Repleto de episódios de bastidores divertidos e polémicos, A Paixão de Senna é, simultaneamente, uma viagem à história do desporto mais perigoso do mundo e um retrato de um ícone do século XX.
Rui Pelejão, que acompanha regularmente as atividades do Clube Escape Livre, explica sobre A Paixão de Senna: “Escrevi este livro a convite da Oficina do Livro que pretendia assinalar editorialmente a efeméride dos 20 anos da morte de Ayrton Senna e aceitei fazê-lo porque considero o Ayrton Senna um dos desportistas mais marcantes e carismáticos das últimas décadas e sobretudo porque sempre achei que a sua forte e contraditória personalidade daria uma boa história”.
Jornalista especializado em automobilismo, o jornalista salienta que “mais do que os seus feitos desportivos na F1, o que mais pode surpreender ou atrair os leitores é precisamente um olhar sobre a personalidade de Ayrton Senna e também o difícil e exigente percurso que fez até chegar à F1”.
Refira-se que no dia 1 de maio de 1994, antes da partida para o Grande Prémio de São Marino, em Imola, Ayrton Senna, referindo-se à perigosíssima curva de Tamburello, dizia: «Ali, se houver um problema, só me resta fazer o sinal da cruz.» As palavras soariam como uma premonição. Poucos minutos depois, o seu Williams-Renault despistava-se a quase 300 km/h naquela mesma curva.
Rui Pelejão nasceu em Lisboa em 1973, licenciado em Comunicação Social pelo ISCSP, começou a carreira no Jornal do Fundão. Foi depois redator, chefe de redação e diretor de publicações como Jornal dos Clássicos, Autosport e Volante. Colaborou ainda com o semanário Expresso e a revista Exame. É coordenador e apresentador do programa Volante (da SIC Notícias) e autor do blogue de automóveis e viagens, Grande Turismo. Entusiasta da Fórmula 1, tem uma predileção pelos falecidos Gilles Villeneuve e Ayrton Senna, sobre o qual escreve este seu primeiro livro.

Coleção premiada da SPAL chega à Suécia e à Polónia

A Spal, um dos mais antigos parceiros e patrocinadores do Clube Escape Livre e responsável pela elaboração dos troféus do clube nos últimos 20 anos, acaba de lançar a premiada linha de mesa Blue Rain nos mercados da Suécia e da Polónia.
A coleção já tinha sido lançada em Portugal e escolhida pelos grandes ‘department stores’ britânicos Debenhams e Tesco e segue agora para a cadeia Cervera, na Suécia, que aposta em marcas internacionais, e Duka, na Polónia, com mais de 30 lojas, onde se espera grande visibilidade.
A coleção já tinha recebido o prestigiado prémio DESIGN PLUS, que acima de tudo reconhece um design marcante, diferenciador e com forte apelo comercial. O Design Plus Award é um concurso internacional promovido anualmente pela Messe Frankfurt em colaboração com o "Rat für Formgebung"/Design Council e o “Deutschen
Industrie-und Handelskammertag” (DIHK) - Associação Alemã para o Comércio e para a
Indústria.
“Para a SPAL é muito gratificante ver o esforço comercial de prospeção de novos mercados e de novos clientes correspondido desta forma. Para além de mantermos a estratégia de captação, temos ainda o grande desafio de manter o melhor nível de serviço. Só deste modo os resultados serão sustentáveis no futuro”, refere Mariana Mesquita, administradora da empresa.

Renault Espace assinala 30 anos

Com mais de um milhão e 245 mil exemplares produzidos nas suas quatro gerações, o Renault Espace festeja os seus 30 anos em 2014. O seu percurso inicial não foi fácil, com todos os conceitos no mundo automóvel em fase de rotura e transição, mas o Espace vingou e criou um novo segmento: o de um automóvel de grande habitabilidade, hiper-modulável e com as prestações dinâmicas de um estradista. Em 1984 tornou-se pioneiro ao permitir a viagem a sete pessoas, em três filas de bancos individuais, com conforto e dinamismo (mais de 175 km/h em circuito), nos seus 4,25 m. Para além disso, o modelo fez entrar a palavra «monovolume» no dicionário. A segunda geração esteve no mercado entre 1991-1996, com novas dimensões e a ambição de ser o topo de gama visto pela Renault. O Renault Espace III surge em 1996-2000 e 2000-2002 e introduz a versão longa - o Grand Espace. Na 3ª geração é batido, em 1999, o recorde anual de produção do modelo com 71.200 unidades.
A quarta geração conta com várias fases: 2002-2006, 2006-2010 e 2010-2012 e está ainda no mercado. O primeiro Espace «100% Renault» tem 7 m2 de superfícies vidradas, dos quais 2,46 m2 de teto transparente.


Novo Volvo XC90, o mais luxuoso de sempre
A Volvo divulgou as primeiras imagens do interior do novo Volvo XC90, que apresenta o interior mais luxuoso alguma vez concebido para um Volvo, tendo como inspiração o país de origem da marca, a Suécia. A característica mais marcante do modelo é um ecrã táctil tipo tablet que constitui o coração de todo um novo sistema de controlo a bordo, praticamente isento de botões e representa uma nova forma de controlo sobre o automóvel com acesso a uma série de produtos e serviços assentes na Internet. Contribui também para criar um interior moderno, espaçoso e despojado.
O interior do novo XC90 combina materiais como o couro macio e a madeira com pormenores artesanais como a alavanca da caixa de velocidades em cristal. Os novos bancos são ainda mais confortáveis e ergonómicos e permitem mais espaço no interior nas três filas. Os bancos Comfort de série estão disponíveis com uma intuitiva e suave operação elétrica Possui diversos espaços de arrumação e a climatização de quatro zonas junta-se ao sistema melhorado de purificação do ar da Volvo Cars, CleanZone, um dos mais eficientes no mercado.