A SANTÍSSIMA TRINDADE


Uma antiga história sobre santo Agostinho conta que, estando ele a reflectir acerca do mistério da Santíssima Trindade, uma criança se aproximou e lhe perguntou se poderia meter toda a água do mar num copo. Naquela pergunta ingénua terá o santo percebido que Deus no seu mistério é infinitamente maior que a nossa limitada capacidade humana.
Deus existe para ser amado, muito mais que para ser compreendido. O maior mandamento não consiste em compreender a Deus com todo o entendimento e todas as forças, mas antes em amá-l’O com todas as forças e entendimento, com toda a alma e com todo o coração.
É na sua palavra que Deus se dá a conhecer aos homens, revela-se como um Amigo a outro amigo. Assim fez Deus com Moisés. Na primeira leitura, apresenta-se como Deus clemente e compassivo, cheio de misericórdia e fidelidade. Com um Deus assim podemos entrar em relação, podemos pedir-Lhe que se faça nosso companheiro, que esteja sempre ao nosso lado nos caminhos da vida. É o que lhe pede Moisés: “digne-se o Senhor caminhar no meio de nós”. A esta oração, que podemos fazer nossa, responde Deus enviando o seu filho único, Deus connosco: “Deus amou tanto o mundo que lhe entregou o seu Filho Unigénito”, diz São João no evangelho. No seu Filho encarnado, Deus mostrou o quanto ama a humanidade e como através d’Ele a quer conduzir à salvação, à vida eterna. Deus fez-se homem para caminhar no meio dos homens, para lhes revelar o amor de Deus e a sua vontade, para nos fazer entrar na casa do Amor, na Comunhão entre o Pai e o Filho e o Espírito Santo.
A Santíssima Trindade é a Família na qual todos nascemos, na qual todos vivemos e para a qual caminhamos. Desde o nosso Baptismo, “a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”. Este é o nosso segredo, o segredo que faz a vida ter sentido. Como diz o salmo 87, “todas as nossas fontes estão em Ti”. Não nascemos do nada e não caminhamos para a morte. Nascemos no seio de Deus e para Ele voltamos. “Em Deus vivemos, nos movemos e existimos”. De cada existência, Deus é ponto de partida e ponto de chegada, princípio e fim. Por ele e para ele fomos criados.
Esta é a beleza que a solenidade da Santíssima Trindade nos leva a contemplar. Nascemos de Deus, fomos gerados pelo amor entre as três pessoas divinas; vamos sendo alimentados deste amor pela Eucaristia: e no fim da vida sobre a terra a esta Família que nos criou havemos de voltar, porque Deus é a nossa casa.
Deus não é um mistério para ser entendido, mas sim para ser amado e nos fazer viver. Falar de Santíssima Trindade é um outro modo de dizer que Deus é amor. O facto de acreditarmos que Deus é Família é a razão de ser da nossa vocação a vivermos em família, em comunidade, em sociedade.
Só à luz do Deus que é Amor têm pleno sentido as nossas opções pelos valores da vida, da família, da aceitação incondicional de cada pessoa, do perdão, da caridade.