Festa no NERGA com o objectivo de ajudar o Marcelo


“Assim que parar os tratamentos, a primeira coisa que faço é voltar a ter pássaros” desabafa Marcelo Marques, um jovem de 18 anos, surpreendido, em Junho deste ano, por um tumor no mediatismo, em estado avançado. A doença obrigou-o a “abdicar de bastantes coisas”, entre as quais o desporto e o gosto pela criação de pássaros. Apesar de se sentir bem e de ter o apoio da família e dos amigos reconhece que desde “o dia 12 de Junho de 2014”, altura em que foi diagnosticado o problema, teve de mudar muitos hábitos de um dia para o outro.
Depois de conhecido o resultado da TAC em que foi diagnosticado um tumor no mediatismo (entre os pulmões e o coração), Marcelo Marques teve de ser internado em Coimbra, no dia 18 de Junho, onde ficou durante três dias. Na primeira semana de Julho começou a ser seguido em Viseu, onde fez seis sessões de quimioterapia. No final do quarto tratamento os resultados eram francamente positivos, mas os dois últimos tratamentos não terão produzido os efeitos desejados. “Fiquei sem data marcada para novo tratamento, uma vez que o tratamento que estou a fazer não está a provocar efeito”, explica com toda a naturalidade. E adianta: “Devo mudar de quimioterapia, para mais forte”.
Sempre com um sorriso nos lábios e sem escrúpulos de falar do mal que carrega, Marcelo Marques diz que vive “o mais normal possível”. E adianta: “Depois de aprender a viver com isto não sei o que é estar mal”.
Em todo este processo reconhece que de início foi complicado e procurou isolar-se. O apoio da família, da namorada e dos amigos foi precioso e “nunca deitei uma lágrima por causa da doença e continuo com uma grande vontade de viver”.
Marcelo Marques é natural de Quintas do Salgueiro (Celorico da Beira), fez a escola primária em Fornotelheiro e frequentou a escola de Celorico da Beira até ao 9º ano. Actualmente é aluno num curso de Marketing, na Associação Comercial, na Guarda. Sempre gostou de trabalhar para ajudar a família que vive com algumas dificuldades. Quando a doença lhe bateu à porta, residia com a mãe, em Codesseiro (Guarda) e tinha vinte pássaros. É um passatempo que quer voltar a ter logo que supere a fase dos tratamentos. Considera o pintassilgo “o pássaro preferido”.
Outra actividade que quer retomar é a prática desportiva, pois sempre gostou de jogar futebol tendo passado por “muitas equipas do distrito”.  
Consciente de que tem de viver com o problema que lhe bateu à porta, sente-se mais forte e nunca lhe passou pela cabeça que alguma coisa pode correr mal. Não gosta que considerem a doença contagiosa nem lhe apresentem exemplos que não tenham corrido bem.
Aprecia os gestos de amizade e solidariedade de amigos das Quintas do Salgueiro e do Codesseiro e aguarda, com alguma ansiedade, a festa que lhe estão a preparar e que vai decorrer no Nerga, na Guarda, no dia 11 de Outubro, a partir das 22.00 horas.
A iniciativa partiu da amiga Ana Cláudia que, desde que soube da doença, tudo tem feito para ajudar O Marcelo. No evento “Vamos ajudar o Marcelo” haverá DJ’s da Guarda, zumba, fado e outros artistas. Com a ajuda do comércio local e a disponibilidade dos artistas, Ana Cláudia espera juntar mais de mil pessoas no próximo Sábado, no Nerga.