Casa de Saúde Bento Meni


“O serviço de Pastoral da Saúde da Casa de Saude Bento Menni” é um serviço transversal a todos os outros, pela natureza intrínseca da espiritualidade – expressa ou não numa prática religiosa”, explicou ao Jornal A Guarda, a Coordenadora deste serviço. Lurdes Diogo, que trabalha na Casa desde Setembro de 2001, acrescentou: “O serviço destina-se à globalidade das pessoas assistidas neste Centro, na sua igualdade diferenciada. É um serviço de programas específicos, em cada área de intervenção, atualizados em consonância com as melhores práticas, no âmbito da política de qualidade”.
A intervenção pastoral estende-se, também, a familiares e cuidadores, na vertente da formação e na interação conjunta nas diferentes dinâmicas Litúrgico – Pastorais.
É nesta perspectiva que O Serviço de Pastoral de Saúde tem vindo a preparar o Dia Mundial do Doente que se comemora hoje, 11 de Fevereiro.
De acordo com Lurdes Diogo, “ dia mundial do doente é uma “data histórica” que não passa despercebida a ninguém. Todas anseiam, ardentemente, o encontro com familiares a amigos, antecipando-o no tempo, qual raposa do Principezinho! Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz! Há dentro de cada utente, um desejo constante de festa e de encontro. E o dia mundial do doente procura responder a esse desejo de fundo”.
Este ano, o Dia foi preparado, com antecedência, pelos diferentes serviços da Casa de Saúde. Foi refletida, em pequenos grupos, a mensagem do Papa Francisco, com as ressonâncias diretas em cada área de intervenção.
Lurdes Diogo disse ao Jornal A Guarda que “as conclusões serão projectadas, no auditório, no início da tarde recreativa, para toda a comunidade hospitaleira”. Para este este Dia houve uma preparação cuidada, nas dinâmicas litúrgicas que animarão a parte central deste dia, a Celebração Eucarística, presidida, por D. Manuel Felício, Bispo da Guarda.
Questionada sobre a forma como as pessoas encaram o mundo do sofrimento psíquico e a prestação de cuidados globais, Lurdes Diogo referiu que “a questão do estigma não se aplica a esta Casa de Saúde”: E acrescentou: Pelo contrário, as pessoas que por aqui vão passando, em diferentes situações, manifestam um grande carinho e uma elevada ternura no contacto direto com as utentes. A começar, pelos seus familiares mais próximos, por todos os intervenientes no processo terapêutico, pelas voluntárias (os), que são de uma dedicação extrema; a terminar nos grupos constantes de estagiários e outras pessoas anónimas...”.
Lurdes Diogo considera a Casa de Saúde Bento Menni, uma mais-valia. Diz mesmo que é “uma bênção para a cidade e para o distrito da Guarda”.
Explicou ao Jornal A GUARDA que “na Casa são acolhidas pessoas de várias origens, portadoras de grandes limitações e dependências; mas também, algumas delas, em processo de formação e reabilitação, levado a efeito por uma equipa multidisciplinar. Estas últimas acalentam sonhos e concebem projetos que conferem sentido e finalidade à vida”. E acrescentou: É gratificante sonhar com elas, mesmo que algumas não professem o nosso credo”. De forma muito sentida concluiu: “Há várias com formação superior e com ideais muito belos! Porém, as que mais me evangelizam são as da área da deficiência! Penso, sinceramente, que o Reino dos Céus é dos que são como elas!”