Grupo ‘El Manantial’ de Ciudad Rodrigo


O grupo ‘El Manantial’ de Ciudad Rodrigo (Espanha) vai apresentar “La Pasion”, uma encenação da Paixão de Cristo, na Praça Velha, na Guarda, este Domingo, a partir das 21.00 horas. A iniciativa integra a programação “Semana Santa – Cultura e Fé” da Câmara Municipal da Guarda.
Desde 1993 que o Grupo começou as representações da Paixão de Cristo, de uma forma dinâmica, criativa e com uma grande envolvência do público. Trata-se de um Grupo comprometido com a terra, com a promoção e educação dos jovens através do teatro e da animação. Na encenação que vai acontecer na Guarda, 40 jovens encarnam os últimos dias da vida de Cristo em Jerusalém, num espectáculo de luz, som e palavra.
O Grupo ‘El Manantial’ já fez 85 representações itinerantes da “La Pasion” em muitos povos de Ciudad Rodrigo, Salamanca León e também no concelho da Guarda, no Marmeleiro, em 2019. Esta é a segunda vez que o Grupo apresenta a encenação da Paixão de Cristo em Portugal, agora na Praça Velha, na Guarda.
A programação continua na segunda-feira, 3 de Abril, em Famalicão, com a Via Sacra pelas ruas da aldeia, assinaladas por pinturas de Evelina Coelho.
No dia 5 de Abril, a partir das 21.30 horas, a Sé da Guarda recebe hinos e canções ortodoxas e balcânicas “Theotokos” (Mãe de Deus), num concerto com Nektaria Karantzi e Vassilis Tsapropoulos.
“A Cruz jaz no meu regaço”, de Daniel Rocha, é o espectáculo de teatro religioso que vai ser apresentado em Pousade, no dia 8 de Abril, a partir das 21.30 horas.
Destaque também para o Percurso das Alminhas, que vai acontecer este sábado, 1 de Abril, em Vila Fernando e Marmeleiro, a partir das 9.00 horas, com a colaboração do Centro Cultural e Socail do Marmeleiro, Associação de Jogos Tradicionais da Guarda e juntas de freguesia de Vila Fernando e Marmeleiro. Durante a tarde, o Forno Comunitártio do Marmeleiro acolhe um workshop de Folares de Marmelada.
Ainda no primeiro dia de Abril, às 21.00 horas, tem lugar em Vila Fernando o Encontro de Encomendação das Almas com a participação dos grupos da Sequeira, Faia, Quinta de Gonçalo Martins, Maçainhas, Famalicão da Serra, A Mensagem, Marmeleiro e Castanheira.