Solidariedade Social


A Associação de Beneficência do Sabugueiro, no concelho de Seia, reiniciou no passado dia 15 de Maio de 2014, a intervenção do Projecto Alavanca - eixo de Reinserção Social, em resultado de uma candidatura ao Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) uma vez que se considerou imperativa a continuidade do acompanhamento de toxicodependentes e doentes alcoólicos e suas famílias, residentes nos concelhos de Seia e de Gouveia, anuncia a direcção liderada por Mário Jorge Branquinho.
“Esta necessidade encontra fundamentação no número elevado de indivíduos com problemas de alcoolismo que têm procurado ajuda e que não têm conseguido obter resposta ao seu tratamento. Verifica-se, também, a existência de um número elevado de indivíduos com esta problemática que ainda não tiveram acesso ao tratamento, quer por falta de motivação quer por questões económicas, sendo que uma intervenção de proximidade como a que o Projecto Alavanca realiza, pode contribuir em muito para facilitar este processo”, explica a direcção da instituição particular de solidariedade social da aldeia de Sabugueiro.
A Equipa Técnica do Projecto Alavanca é constituída por três elementos da área social: duas Técnicas de Serviço Social e uma Psicóloga, que se encontram afectas a meio tempo efectuando trabalho de terreno (através da realização de visitas domiciliárias para um acompanhamento mais próximo e regular dos utentes e familiares) e trabalho em sede de Projecto, nas manhãs de terças e quintas-feiras, com a realização de atendimentos individuais e específicos, a cada utente e/ou familiares (Avenida Afonso Costa, Edifício Ventura, 86, 1.º centro direito, 6270 Seia).
O Projecto Alavanca tem a duração de 24 meses, encontrando-se programadas várias acções a dinamizar quer com a população alvo quer com a comunidade. “Assumem um papel importante para a concretização destas acções, as entidades parceiras e locais nos concelhos de Seia e de Gouveia uma vez que são fundamentais para um eficaz trabalho em rede o que beneficia as respostas dadas a cada um dos utentes”, segundo a direcção.
A Associação de Beneficência do Sabugueiro foi criada em 28 de Setembro de 1989 a quem foi atribuído o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) em 5 de Fevereiro de 1996. De então para cá a Associação tem vindo a desenvolver um trabalho social meritório junto da população, partindo da construção de raiz de um edifício, que abriu as portas em Outubro de 1997, a partir do qual foram incrementadas diversas valências: Centro de Dia, Apoio Domiciliário e ATL, além da prestação de cuidados médicos aos utentes e população em geral, bem como serviço de farmácia ao domicilio e outros serviços culturais como sejam Biblioteca, Escola de Música e Posto Internet. Posteriormente foi adquirido um outro edifício, que abriu as portas em 5 de Janeiro de 2003, onde foi instalada a valência de (Mini) Lar, acolhendo 12 idosos. Desde Dezembro de 2008 que todos os serviços da instituição estão concentrados no novo edifício de Lar/Residência Sénior.