Departamento do Ensino da Igreja nas Escolas


Partilhar de experiências das actividades realizadas e aprovar o plano de actividades a implementar para o próximo ano pastoral foram os principais objectivos da reunião dos professores de Educação Moral e Religiosa Católica, que decorreu em Almeida, no último sábado, dia 13 de Julho.
A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) está presente em todo o sistema de ensino, desde o 1º ciclo até ao ensino secundário. Com a publicação do Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de Julho, a EMRC passou a integrar as matrizes dos cursos profissionais, como “disciplina de oferta obrigatória e de frequência facultativa, com uma carga horária nunca inferior a 81 horas, a distribuir pelos três anos do ciclo de formação.”
Na sequência da nota pastoral que o Bispo da Guarda dirigiu à diocese sobre a importância da disciplina na formação integral dos alunos, o Departamento Diocesano desenvolveu, durante este ano lectivo, a campanha solidária “Um sorriso para Nampula, Moçambique”, um projecto da responsabilidade dos Missionários de S. João Batista. Nesta campanha foi angariada a quantia de 750 euros e já entregue ao padre Carlos Jacob.
Perante os desafios lançados pela diocese, também os professores de EMRC, fazem parte integrante desta caminhada sinodal, no sentido de darem o seu contributo para a prossecução dos objectivos subjacentes ao plano pastoral diocesano. Para o próximo ano lectivo, o Departamento do Ensino Religioso Escolar programou as seguintes actividades: XXIII Interescolas Diocesano, no dia 24 de Março de 2020, em Pinhel, com o tema “EMRC: Somos o rosto da Alegria!”; 3º Encontro dos alunos do 9º ano, no dia 22 de Abril de 2020, em Seia, com o tema “EMRC: A Opção com Sentido!”; Projecto “ Partilho Sorrisos!”, em que os alunos do 1º, 2º e 3º ciclo, serão desafiados a redigir histórias, poemas que falem sobre a identidade da disciplina de EMRC, no que diz respeito à educação para os valores. Este projecto tem como objectivo a edição de um livro com os melhores trabalhos para ser distribuído pelas famílias e por outros agentes e entidades da pastoral diocesana e nacional (SNEC).
Para o ano 2019/2020 estão ainda previstas actividades como: Dinâmica para o Advento e Quaresma relacionada com a pedagogia do serviço e voluntariado; Exposição itinerante sobre o Projecto “Mind” - Migrações, Integração e Desenvolvimento, (em colaboração com a Cáritas Nacional), que visa sensibilizar os alunos para a cultura do encontro e para uma atitude mais positiva e solidária em relação aos migrantes e refugiados; Desenvolvimento da Campanha solidária para o Nascer, valência da Cáritas diocesana - “Gesto pela Vida – Nascer Sempre!”; Encontros Nacionais direccionados para os alunos do ensino secundário e do 1º ciclo; Elaboração de quatro aulas para os alunos do ensino secundário, tendo como base o tema das próximas jornadas mundiais da juventude.
No final da reunião que decorreu em Almeida, os participantes visitaram o memorial dedicado a Aristides Sousa Mendes, em Vilar Formoso.
Para Cristina Brito, responsável pelo Departamento do Ensino da Igreja nas Escolas, “a disciplina de EMRC continua a ser referência na vida de muitos alunos, da nossa diocese e também das suas famílias que fazem opções com sentido”.
E acrescenta: “Num mundo em constante mudança, somos chamados a partilhar sorrisos que transformem os corações daqueles que cuidamos todos os dias, nas nossas escolas”.