Fundação Nova Era Jean Pina juntou cerca de 700 pessoas,
em Ceia Solidária, na Guarda
O gesto solidário do empresário João Pina, de juntar à mesma mesa cerca de 700 pessoas numa Ceia de Natal, na Guarda, foi enaltecido pelo Presidente da República, através de uma vídeo mensagem.
Marcelo Rebelo de Sousa disse que “João Pina é um português de valor em França”. E acrescentou: “O sucesso empresarial não o fez nunca esquecer as origens, pelo contrário, é com Portugal que ele quer partilhar o sucesso, num gesto que é de solidariedade gritante e que se repete nos últimos anos”.
Marcelo Rebelo de Sousa, que não conseguiu deslocar-se à Guarda, quis marcar presença através da uma mensagem em que destacou o “gesto de contribuição de João Pina à sua grande família e a sua família não é apenas a Guarda, chama-se Portugal”.
O Presidente da República agradeceu, em nome de Portugal, o gesto generoso e de partilha do empresário da zona de Paris que é natural do concelho da Guarda.
Depois de uma paragem forçada de dois anos, devido à pandemia de Covid 19, a Fundação Nova Era Jean Pina voltou a promover a Ceia Solidária, na Guarda, onde juntou cerca de 700 pessoas.
Desde há vários meses que o empresário João Pina vinha a preparar aquela que foi, seguramente, a maior Ceia Solidária do Distrito da Guarda e possivelmente de Portugal.
A Ceia decorreu na Quinta de Santo António em Maçainhas/Guarda, no passado dia 15 de Dezembro, em ambiente de alegria, harmonia, calor humano e solidariedade.
Na ceia participaram 28 instituições (o maior número de sempre de presença de instituições) de apoio social à Infância, Centros de Dia, Lares de Idosos, Associações sociais e recreativas, Juntas de Freguesias do Distrito da Guarda, Mangualde, Fundão, Covilhã, Viseu.
Destaque para a presença de alunos do Instituto Politécnico da Guarda, oriundos dos PALOP´S, aos quais João Pina proporcionou uma noite de “consoada antecipada”.
O evento contou com nomes conhecidos da Diáspora Portuguesa (Hermano Ruivo, Luciana Gouveia, da Associação Cap Magellan de Paris), bem como de amigos pessoais que vieram de França para partilhar este momento com João Pina.
A Ceia Solidária também contou com a presença do Bispo da Diocese da Guarda (D. Manuel Felício), da Coordenadora Geral da Liga dos Servos de Jesus (Irene Fonseca), do Presidente da Autarquia da Guarda (Sérgio Costa), do Presidente da Câmara de Fornos de Algodres (Manuel Fonseca), o Euro Deputado Álvaro Amaro, Vereadores de Acção Social de várias autarquias, Directores de Instituições de Solidariedade.
No discurso de abertura, João Pina disse que “todas estas acções só são possíveis graças ao empenho de todos os elementos fundadores da Fundação, da família “ Lusibanda” do Havre, Comendador José Morais, Seguros Império em Paris, entre outros apoiantes”.
Durante a época de Natal, a Fundação Nova Era está a entregar bens alimentares, roupa, e brinquedos a várias instituições.
Fruto do protocolo firmado com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e a Federação Ibero Americana de Lusodescendentes também vai entregar o valor referente a 100 cabazes destinados a Portugueses em dificuldades na Venezuela.