Rússia/Ucrânia
Durante o Acto de Consagração a que presidiu no Vaticano, em ligação a Fátima, no dia 25 de Março, o Papa Francisco pediu que a humanidade seja preservada da “ameaça nuclear”, invocando a paz, particularmente na Ucrânia e Rússia,
“Libertai-nos da guerra, preservai o mundo da ameaça nuclear”, disse, durante o Acto de Consagração ao Imaculado Coração de Maria, a que presidiu na Basílica de São Pedro, no final da tradicional celebração penitencial de Quaresma, diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima. A consagração decorreu, simultaneamente, na Cova da Iria, onde o cardeal Konrad Krajewski, esmoler pontifício, presidiu à recitação do Rosário, na qualidade de enviado do Papa.
Uma imagem de Nossa Senhora de Fátima foi colocada em destaque, na Basílica de São Pedro, para o ato de consagração. “O povo ucraniano e o povo russo, que Vos veneram com amor, recorrem a Vós, enquanto o vosso Coração palpita por eles e por todos os povos ceifados pela guerra, a fome, a injustiça e a miséria”, refere a oração proferida pelo Papa, em união a todos os bispos e padres dos cinco continentes, convidados a participar neste acto solene.
Após a celebração, os sinos da Basílica de São Pedro associam-se à invocação de paz por intercessão da Virgem Maria, explica uma nota divulgada pela Santa Sé.