Segurança


O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Agricultura e do Mar, sobre o número elevado de acidentes com tractores agrícolas.
José Luís Ferreira refere que ao longo dos anos tem sido noticiado pela comunicação social local e nacional a ocorrência de inúmeros acidentes envolvendo tractores agrícolas e florestais traduzindo-se num número elevado de vítimas, mortais e feridos graves. “Entre Janeiro de 2013 e Julho de 2014 a GNR registou, no continente, a ocorrência de 256 acidentes dos quais resultaram 122 vítimas mortais e 83 feridos graves, sendo que a maioria destes acidentes ocorreu em propriedade privada”, acrescenta. Segundo a GNR, Leiria (16 acidentes), Guarda (13), Viseu (12) e Santarém (9) são os distritos onde se verificaram mais acidentes em terrenos agrícolas em 2013, com o distrito da Guarda a registar 9 mortos, seguido de Viseu e Coimbra, que registaram, cada um, 8 mortos. No primeiro semestre deste ano, Bragança (9), Viseu (8) e Santarém (7) são os distritos com mais acidentes em terrenos agrícolas. Bragança lidera também a lista das vítimas mortais, com 5 já registadas este ano.
O Grupo Parlamentar “Os Verdes” refere ainda no documento que, segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Portugal é dos países europeus com a taxa de mortalidade mais elevada envolvendo acidentes com tractores, sendo “oito vezes superior aos acidentes com veículos ligeiros e camiões”.
 “Os Verdes” perguntam ao Governo, através da Assembleia da República, que acções têm sido efectivamente desenvolvidas pelo Ministério da Agricultura e do Mar no sentido de reduzir a sinistralidade e mortalidade envolvendo tractores agrícolas; que medidas a curto prazo estão previstas para reduzir a sinistralidade e mortalidade envolvendo tractores agrícolas e quais as medidas e respectivo valor previsto no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020) para a substituição de tractores e maquinaria agrícola com mais de 10 anos.