Entrevista: Irene Santos Fonseca, Coordenadora Geral da Liga dos Servos de Jesus

A GUARDA: Quem é Irene Santos Fonseca, a nova Coordenadora Geral da Liga dos Servos de Jesus?
Irene Santos Fonseca, a nova Coordenadora Geral da Liga dos Servos de Jesus, é natural de Cabreira do Côa, concelho de Almeida. Frequentou a Escola Regional da Cerdeira, a Escola Social de Lamego e o Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, onde tirou a Licenciatura de Técnica Superior de Serviço Social. Toma posse como Coordenadora Geral da Liga dos Servos de Jesus esta segunda-feira, dia 5 de Outubro, no Outeiro de São Miguel. 
Irene Fonseca: Sou natural de Cabreira do Côa, concelho de Almeida. Fiz o 1º Ciclo na minha terra natal, frequentei a Escola Regional da Cerdeira e a Escola Social de Lamego.Continuei no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, onde tirei a Licenciatura de Técnica Superior de Serviço Social.Nasci numa família cristã e praticante onde me foram transmitidos os valores humanos e cristãos, amando a Deus e procurando ver o rosto de Deus nos mais necessitados.Quando recebi o sacramento da Confirmação a frase evangélica pronunciada pelo meu pároco: “… de que aproveita o homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder a sua alma”(Mc.8,36) caiu dentro de mim e obrigou-me a refletir.Passado algum tempo fiz dois retiros numa casa da Liga dos Servos de Jesus. Fui concluindo que seria a Obra do Sr. D. João que preencheria e daria sentido às minhas inquietações e interpelações.Passei por diversas casas da Liga, tais como Cerdeira, Santa Luzia, Buarcos e outras. Actualmente, encontro-me no Lar D. Isabel Trigueiros no Fundão. Durante esta estadia e sempre que necessário desloquei-me a diversas casas, tais como Outeiro, Rochoso e Ruvina. Também fazia atendimento Social semanalmente na sede da Caritas Diocesana da Guarda.
A GUARDA: Como acolheu a eleição para Coordenadora Geral, durante a Assembleia Geral que decorreu de 3 a 5 de Setembro?
Irene Fonseca: Acolhi a eleição com total surpresa e muita apreensão. Aceitei-a num espírito de serviço, humildade e obediência. Quero servir cuidando dos outros e que o Espírito de Deus venha também superar as minhas limitações humanas. “Sem mim nada podeis fazer….”. Deste modo torna-se mais evidente “É PRECISO QUE JESUS REINE”.
A GUARDA: Quem é que a vai acompanhar no Conselho da Liga, ao longo dos próximos quatro anos?
Irene Fonseca: Quem me vai acompanhar e desse modo constitui o “Conselho da Liga”, nos próximos anos, serão: Vice Coordenadora: Maria do Carmo Dinis da Fonseca; 1ª Conselheira: Maria José de Couto Matos; 2ª Conselheira: Albertina André; 3ª Conselheira: Maria Ascensão Pires dos Santos.Além do Conselho, conto com todos os membros da Liga dos Servos de Jesus, quer internos, quer externos.
A GUARDA: A tomada de posse dos novos elementos está marcada para o dia 5 de Outubro. O que é que vai acontecer nesse dia?
Irene Fonseca:  Teremos o ponto alto com a celebração da Eucaristia, pelas 16.00 horas, presidida pelo nosso Bispo, Superior da Liga dos Servos de Jesus,concelebrada pelo nosso Assistente, padre Jorge Tavares Colaço e os Sacerdotes que se quiserem associar. O momento é de acção de Graças, de petição e de compromisso.
A GUARDA: Durante a Assembleia foi referida a importância que os sacerdotes sempre tiveram na Liga, tanto nos Servos Internos como nos Servos Externos. De que maneira é que este aspecto pode ser valorizado actualmente? Irene Fonseca: Os sacerdotes podem contar com a nossa oração, colaboração e disponibilidade. Nas paróquias, actuaremos de harmonia com o pároco e organização paroquial enquanto ele assim quiser. Insistiremos com todos os sacerdotes para que não deixem de tomar parte nas diversas actividades da Liga dos Servos de Jesus.Os servos Externos, nos tempos actuais, são fundamentais. Eles integram a única Obra; daí reforçar para eles todo o nosso apoio. Está escrito, na acta da Fundação,que as diferentes comunidades de irmãs (núcleos) “… sejam como que a fornalha onde vão iluminar-se e aquecer todas as Sócias dispersas, por toda a diocese, em tempo determinado”.
A GUARDA: Como é que os Servos de Jesus pretendem manter o apoio no Apostolado e Renovação da Fé na Diocese?
Irene Fonseca: Há bastante tempo foi propósito da Liga ‘fazer suas as preocupações da Igreja’. Decorriam então os anos setenta e muitos. Hoje não pode ser diferente. Acolhendo as orientações do nosso Superior, o Senhor Bispo, em sintonia com as necessidades da Igreja onde nos encontramos inseridos, todos, servos Internos e servos Externos, somos disponíveis a trabalhar na edificação do Reino.As nossas forças, aliadas à Força do Espírito, levarão a mensagem que Jesus é onde for possível.
A GUARDA: Quais os principais desafios com que debate a Liga dos Servos de Jesus? Irene Fonseca: O principal desafio com que a Liga se debate actualmente é o número elevado de Irmãs com idade muito avançada. A meu ver todas ainda muito úteis pelo seu exemplo e oração. Há que estar a seu lado com carinho e gratidão pela obra que realizaram. Claro que nos preocupa muito a falta de novas vocações.O maior desafio é transmitir aos outros o vigor e a necessidade do nosso lema: “É preciso que Jesus Reine (em todos os campos de acção até que Ele venha).
A GUARDA: Há alguma novidade no processo de beatificação de D. João de Oliveira Matos, fundador da Liga?
Irene Fonseca: Quanto ao processo do Senhor D. João, as Virtudes cristãs praticadas por ele em grau heroico, foram já reconhecidas, pela Santa Sé, em 4 de Junho de 2013. Para a sua beatificação necessita-se a realização de um milagre e como tal reconhecido. Neste momento, não temos conhecimento de nenhum. Há que orar, sem desanimar. Pedimos pois, a todas as pessoas que, nas suas doenças, dificuldades e problemas diversos, recorram ao Senhor D. João. Habitualmente através de ‘novenas’ ou outras orações. Ao serem atendidas, comuniquem, por favor, a graça obtida à Liga dos Servos de Jesus. Fica o endereço: Liga dos Servos de Jesus - Rua 31 de Janeiro, 54 - 6300-769 Guarda; 211211555; ligaservosjesus@ gmail.com