A fantástica oportunidade que o Santo Padre ofereceu a Portugal, ao realizar as Jornadas Mundiais da Juventude no nosso País,

assume uma ainda maior relevância nos dias de hoje, em que decorre na Europa, a maior guerra desde a 1ª e 2ª Grandes Guerras. Mais que ninguém, o Papa sabe a importância de criar e educar os jovens no caminho do encontro de culturas, de momentos de partilha e de fé para alcançar a paz, a união e a fraternidade entre os povos de todo o mundo.
E é com alegria que constatamos que esse caminho de acolhimento da juventude passa também pela Guarda.
O Concelho da Guarda tem afirmado a sua liderança regional, não só como capital de Distrito, mas desenvolvendo naturalmente a sua posição geoestratégica como centro aglutinador e logístico de um interior raiano central na Península Ibérica. A sua posição equidistante entre Lisboa e Madrid e as suas vias de comunicação rodoferroviárias, são incomparáveis trunfos que temos de continuar a desenvolver. O potencial instalado de mobilidade de pessoas e bens, cria condições ideais para o HUB do Interior na Guarda. A Guarda foi sempre cruzamento de pessoas, culturas e mercadorias.
Mas a Guarda não se define tão só pela sua posição geoestratégica.
Como terra de fronteira, habituada a conviver com outros povos e diversas realidades culturais, muito mais para além do seu F de Fiel, pautaram as suas gentes, sempre pela hospitalidade e pelo bem receber.
A Guarda sempre soube cuidar quem vinha por bem, valorizando a vontade de quem quer estabelecer relações de amizade e pontes, entre nações e pessoas.

Destino gastronómico
A Guarda é local de gente orgulhosa na sua cultura, na sua paisagem e história. A sua confiança nas suas potencialidades endógenas foi reforçada com a distinção de Destino Gastronómico 2022. A Guarda tem o seu receituário tipicamente serrano com base no porco, no borrego, na vaca jarmelista e nos peixinhos do rio. Experimentem o Cabrito assado no forno, o bacalhau à Conde da Guarda, o caldo de grão, a sopa de vagens secas, os tradicionais enchidos com destaque para a morcela e o queijo da serra. Pratos típicos que merecem ser apreciados, de uma gastronomia rica que varia consoante a sazonalidade das estações e onde não faltam os doces como o Dom Sancho, o Arroz Doce, o leite creme, o doce de abóbora com requeijão e ainda a tradicional Bola Parda Guardense. Delícias que podem e devem ser degustadas na companhia dos bons vinhos da Região Beira Interior, protagonistas do Wine fest, em perfeita harmonia e união com as regiões do Dão e do Douro.

Cultura popular
Dinamizamos um ciclo de Festivais de Cultura Popular durante todo o ano, divulgando o nosso património cultural material e imaterial. Valorizando os nossos produtos e tradições singulares e a sua autenticidade. Quem nos visitar terá experiências únicas cheias de tradição e cultura. O Festival do Pão Nosso de Videmonte, o Festival dos Enchidos, as Jornadas da Lã, a Festa da Transumância, a Festa do Chichorro, o Festival do Peixe, a Festa da Castanha e da Jeropiga, a Feira Concurso do Jarmelo, a Viagem às Raízes na Arrifana e o Festival da Cestaria de Gonçalo, o Festival das Mondegueiras, o Festival do Cobertor de Papa, a Festa da Marmelada, o Festival do Azeite do Vale da Teixeira, O Festival Cultural e Gastronómico da Pêra do Moço, organizados em parceria com as Juntas de Freguesia e as Associações e Agentes Locais, potenciam e promovem as tradições e os produtos autênticos do nosso Concelho.
A Guarda possui paisagens naturais únicas que foram finalmente reveladas ao mundo com os Passadiços do Mondego, permitindo visitar de forma única as encostas escarpadas da Serra da Estrela que o Rio Mondego esculpiu durante milénios. O maior Parque Natural de Portugal encontrou a obra que permite visitar os seus vales monumentais, até agora inacessíveis, abrindo uma nova porta e um ponto de atração de turismo de natureza, já visitada por mais de 100.000 pessoas em apenas 9 meses.
A Guarda é uma das cidades com maior atividade cultural, recreativa e desportiva de toda a região. Este claro objetivo estratégico coloca a Guarda como uma referência na qualidade de vida e da oferta cultural a nível nacional, alterando o mito que no Interior, nada acontece.

Infraestruturas logísticas
A Guarda e a sua singular posição geoestratégica e os investimentos futuros em infraestruturas logísticas na nossa região, são razões e factos incontornáveis para que o negócio da logística em Portugal tenha que pensar e passar pela Guarda.
A Guarda conta hoje com uma forte presença de grandes unidades industriais e de logística/distribuição, vocacionadas para a exportação, sendo dos maiores empregadores privados da Região. O Porto Seco da Guarda deverá funcionar com estatuto aduaneiro e transitário com um investimento já anunciado da APDL de 11 milhões de euros. Temos já uma Plataforma Logística que conta com 196 lotes de várias empresas, com mais cerca de 60 lotes em planeamento e um parque com todas as condições para servir o transporte internacional rodoviário de mercadorias.
A União destas infraestruturas (Porto Seco, PLIE e o Terminal Ferroviário) será fundamental para a criação de uma nova plataforma logística nacional, proporcionando mais valias económicas a estes ativos imobiliários. O nosso Executivo Municipal está a conseguir que a Guarda se torne um verdadeiro HUB do Interior, um HUB tecnológico e de empreendedorismo do interior de Portugal, alicerçado na Transição Digital, atraindo novas empresas e recursos humanos qualificados.

Tecnologiza digital
O nosso concelho está a realizar uma obra que nos coloca na vanguarda a nível nacional da tecnologia e do digital. A conetividade que que conseguimos com a nova infraestrutura de Redes de Nova Geração que está praticamente concluída, abre novos horizontes para a Guarda na Atração de investimento, na captação de Recursos Humanos e da Criatividade para o Concelho, como nenhuma outra até hoje. Mais de 95% das habitações do concelho vai ter rede de fibra ótica disponível, atraindo empresas tecnológicas e nómadas digitais, invertendo o ciclo de despovoamento do nosso território. Este é talvez o maior contributo tecnológico e digital de sempre para a fixação de pessoas na nossa cidade e nas nossas aldeias.
A partir de agora, as empresas e as pessoas que se fixarem na Guarda podem desenvolver o seu Empreendedorismo e a Inovação no setor das novas tecnologias, pois oferecemos velocidades internet de alto débito confiáveis, tanto na área urbana e como rural.
A Guarda tem neste momento todas as condições conseguir uma trajetória de sucesso, que lhe vai permitir crescer, ser competitiva e diferenciada no mundo tecnológico e digital de hoje.
Com este investimento a Guarda tem todas as condições para atrair talento à região, promovendo a fixação das famílias jovens, inverter o despovoamento e a falta de recursos humanos qualificados.
A Guarda recomenda-se e convida quem a visita a degustar a sua riqueza endógena, que a sua altitude, que o seu puro ar e a sua Serra da Estrela criaram para deleite dos nossos sentidos.
O nosso Concelho possui uma qualidade de vida de excelência que vai paulatinamente, trazendo novos povoadores, bastando anunciar e promover, aos quatro cantos, a beleza da sua natureza e o carater forte e afável das suas gentes.reside, na Colômbia.