Assunto vai ser analisado na reunião do Conselho Presbiteral


Não um mas dois padroeiros para a Diocese da Guarda, é a proposta em agenda sobre a qual o Conselho Presbiteral está chamado a pronunciar-se durante a reunião que está marcada para amanhã, 28 de Novembro, a partir das 10.00 horas, no Seminário da Guarda. “Propõe-se que a Padroeira e Orago da Catedral, com o título de Nossa Senhora da Assunção, passe a ser considerada também Padroeira da Diocese” refere um dos pontos da agenda. Não se conhecendo um Padroeiro da Diocese da Guarda, o órgão consultivo do Bispo tem oportunidade de se pronunciar sobre a proposta que também é fundamentada na constatação do conhecimento do “lugar único que Maria Santíssima tem no coração dos diocesanos e na tradição da Diocese”.
A proposta augura ainda que “a aguardada beatificação do servo de Deus D. João de Oliveira Matos venha a permitir que a Diocese nele possa passar a ter um segundo padroeiro”.
Recorde-se que o assunto de encontrar um Padroeiro para a Guarda foi levantado pelo presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, na sessão solene do Dia da Cidade, a 27 de Novembro de 2013, quando anunciou que a autarquia, em conjunto com a diocese, iria tentar identificar o orago da Guarda.
Perante o desafio, o Bispo da Guarda moveu diligências e propõe agora Nossa Senhora da Assunção como Padroeira da Guarda e de toda a Diocese, ao mesmo tempo que sugere um patrono secundário no antigo Bispo Auxiliar, D. João de Oliveira Matos, logo que seja beatificado.
O assunto do Padreiro não deve gerar grande discussão uma vez que já foi apresentado em reuniões anteriores tendo merecido bom acolhimento. A novidade neste processo está na proposta de um segundo padreiro, justificada pela devoção e veneração das gentes da Diocese da Guarda ao antigo Bispo Auxiliar, D. João de Oliveira Matos, fundador da Liga dos Servos de Jesus.
Da agenda da reunião do Conselho Presbiteral faz também parte a análise da legislação diocesana sobre o lugar da celebração do Baptismo, a possibilidade de admissão de mais um grupo de candidatos ao diaconado, os critérios para definir a escolha dos representantes à Assembleia do Povo de Deus que se realizará no ano pastoral 2016/2017, e informação sobre os Seminários e pré-Seminário.
O Conselho Presbiteral, segundo o Código de Direito Canónico, é uma espécie de senado do Bispo que representa o presbitério. Tem como missão ajudar o Bispo no governo da diocese nos termos do direito, para se promover o mais possível o bem pastoral do povo de Deus que lhe foi confiado.