Entrevista: Ricardo Simão atleta do NDS Triatlo MRW Guarda

 

Ricardo Simão, atleta do NDS Triatlo MRW Guarda, é natural da Guarda. Tem Licenciatura no IP Beja e Mestrando em Rio Maior.
Nos tempos livres gosta de estar com a família, treinar e de um bom convívio com amigos.
A GUARDA: Como apareceu a ideia de criar a equipa do NDS Triatlo MRW Guarda?

Ricardo Simão: Nestes últimos anos o triatlo tem sido uma modalidade de desafio para algumas pessoas/atletas da nossa cidade. A cada ano que passa mais pessoas querem experimentar a modalidade, pelo desafio de fazer três segmentos seguidos (Natação, Ciclismo e Corrida). O meu primeiro triatlo foi em 2015, o IRONMAN de Palma de Maiorca (3.8km’s Natação + 180km’s Ciclismo + 42km’s Corrida), foi um desafio pessoal, tudo era novidade e foi uma “maluqueira” porque não tinha qualquer experiência nesta modalidade, mas correu muito bem e o gosto pela modalidade começou nesse momento. Penso que desde esse ano o triatlo começou a fazer parte de algumas pessoas da cidade. Mas foi nestes dois últimos anos que mais praticantes surgiram. As provas de triatlo na nossa região, como o Triatlo da Guarda e o Triatlo de Pinhel deram também uma visibilidade maior desta fantástica modalidade. Esta equipa surge por incentivo do pelouro do desporto do Município da Guarda, isto porque, o número de praticantes de triatlo está a aumentar e a autarquia pretende organizar um evento de triatlo na nossa cidade. Com tudo isto, seria uma mais valia juntar a maior parte dos praticantes de triatlo já existentes, uns com alguma experiência, outros a darem os primeiros passos, pedaladas e braçadas e formar uma equipa. Sendo a formação de um clube um processo burocrático muito complexo e dispendioso, foi proposto ao Núcleo Desportivo e Social (NDS) a criação de uma secção de Triatlo. A proposta teve uma grande aceitação, o que desde já temos de agradecer, e tudo foi feito para a sua concretização. Faltavam, agora, os apoios e patrocínios, fundamentais e imprescindíveis ao desenvolvimento do projecto. Mrw Guarda; Ergovisão Guarda; Município da Guarda; Polis Fitness Club; Garbike; Farmácia Tavares; Floresta Bem Cuidada; DC Consultores; Condente e Via Rápida foram quem se juntou a nós neste primeiro momento, mas acreditamos que outros o venham a fazer... Um grande bem haja a todos eles. Sem o apoio destas empresas e do município, nada disto seria possível.

A GUARDA: Quem é que integra esta equipa?

Ricardo Simão: Neste momento estamos 12 atletas inscritos na Federação de Triatlo de Portugal: eu, Ana Gomes, Cristina Santos, Ana Margarida, Nuno Lemos, André Bernardo, Filipe Saraiva, Frederico Matos, António Cerdeira, Pedro Renca, João Pedro e Pedro Ribeiro. Depois, contamos com familiares, pais, esposas, namoradas e amigos que nos ajudam nas logísticas para as provas ou mesmo em treinos mais específicos. Somos um grupo com diferentes experiências e faixas etárias. Temos atletas que já fizeram IRONMANS, outros com experiência na distância médias, outros que ainda só realizaram distâncias mais curtas e quem nunca teve a experiência de participar numa prova de triatlo.

A GUARDA: Como e onde organizam os treinos?

Ricardo Simão: Bem, este é um campo difícil! O triatlo é uma modalidade individual e quase todos os atletas da equipa têm um plano individual personalizado de treinos. Não somos atletas profissionais e todos temos uma vida profissional e pessoal, o que não facilita a gestão de horários para podermos treinar todos juntos. O treino para o triatlo, principalmente nas longas distâncias, requer uma consistência de treino muito forte. Hoje um tem no plano de treino ciclismo, o outro tem corrida, o outro tem dia de descanso... logo não é fácil gerir. O que tentamos fazer é, ao fim de semana, juntarmo-nos o maior número de atletas e irmos treinar. Ou durante a semana, se o horário de cada um permitir irmos, por exemplo, nadar. Mas, futuramente, a curto prazo, temos como objectivo agendar treinos semanais em conjunto, mais para a primavera e verão…

A GUARDA: A equipa do NDS Triatlo MRW Guarda participou, recentemente, numa prova nacional da Federação de Triatlo de Portugal. Foi um momento importante da afirmação da equipa neste tipo de prova?
Ricardo Simão: Sim, seria importante estarmos presentes na primeira prova do calendário da Federação de Triatlo de Portugal. O objectivo seria sempre participar e o nome da equipa e a Guarda estarem presentes. Mas vamos tentar estar presentes na maior parte das provas, especialmente aquelas com maior protagonismo a nível nacional e internacional. Infelizmente, a grande maioria das provas ficam fora da nossa região, o que dificulta estarmos presentes com mais regularidade. Participámos no Duatlo Cross em Abrantes, este fim de semana estiveram três atletas no Duatlo de estrada em Arronches e no fim de Fevereiro iremos ao Duatlo Cross em Lamego. A partir de Abril irão começar os triatlos e destaco aqueles onde estaremos presentes: Triatlo Half de Setúbal; Triatlo Half de Caminha; Triatlo Full/Half/Standard de Coimbra (Multisport) e, no final da época, no Extreme Serra da Estrela e no IRONMAN Full e Half de Cascais. Entre estas provas, haverá outras de distâncias mais curtas onde estaremos também presentes.
A GUARDA: O que é que está a ser feito para captar mais atletas para este projecto?
Ricardo Simão: Neste momento, o principal objectivo desta equipa é o de dar visibilidade da modalidade na nossa região. Iremos estar presentes nas principais provas Nacionais e Internacionais que se vão realizar no nosso País. Dentro da nossa cidade temos o objectivo de criar encontros informais para treinarmos todos juntos e integrar aqueles que gostariam de experimentar um triatlo. Ainda estamos a analisar a reacção dos respectivos atletas e da comunidade em geral, mas poderá estar nos nossos horizontes a criação de um clube de formação de triatletas…
A GUARDA: Considera que a região da Guarda tem boas condições para a prática do Triatlo?

Ricardo Simão: Todas as regiões são boas para a prática desta modalidade, umas têm um clima ameno, têm o mar e relevo menos montanhoso, nós na Guarda temos as subidas e descidas e temos um inverno que nos desafia a ser competentes perante a modalidade. Felizmente temos umas piscinas cobertas que podemos utilizar para fazer os treinos de natação, porque treinar águas abertas na barragem no período de inverno não é fácil. Na primavera e verão, a barragem do caldeirão tem as condições essenciais para treinar o segmento de natação. Depois temos excelentes estradas/percursos para os treinos de ciclismo e espaços dentro da cidade onde podemos fazer os treinos de corrida. Nas estradas, apelo a todos os condutores que sejam mais prudentes, isto porque, quando treinamos bicicleta é sempre um perigo por causa de alguma falta de civismo por parte de alguns condutores.

A GUARDA: Há potencial para receber provas nacionais?

Ricardo Simão: Eu penso que sim, aliás, o Município da Guarda já organizou três edições do Triatlo da Guarda e numa dessas edições foi o Campeonato Nacional Individual de Triatlo de média distância, o que trouxe grandes nomes da modalidade à nossa região. Acho que temos todas as condições para continuar a apostar neste tipo de eventos, temos uma barragem mesmo às portas da cidade e as paisagens para os segmentos de ciclismo e corrida são fantásticos. Temos as condições para criar um evento de triatlo desafiante, com variados níveis de distância ou dificuldade de forma a cativar todos aqueles que se querem desafiar ou iniciar a modalidade. Agora, está também em alta os Extreme Triatlo, que é uma prova de triatlo em altitude com percursos difíceis e desafiantes, por exemplo, o Extreme da Serra da Estrela, uma prova dura, pela zona, mas com paisagens fantásticas. Acho que a região da Guarda tem todo o potencial para um tipo de prova de grande dimensão, o que pode cativar atletas de todo o mundo virem participar e conhecer a nossa região o que será bom para o turismo, alojamentos, restauração, etc. Agora, é preciso que os governantes da região apostem nestes tipos de eventos, de forma a cativar atletas nacionais e, principalmente, aqueles que fazem do triatlo um hobbie ou aqueles que gostariam de experimentar. É necessário organizar eventos para todos, só assim conseguimos tornar a nossa sociedade mais activa. E a Guarda precisa destes eventos, para todos, não só para atletas federados, mas sim para toda a população. Estes eventos, não só o triatlo, mas como eventos de corrida, caminhada, ciclismo, trails, entre outros, podem mudar a mente da sociedade sedentária e torná-la mais activa. Estes eventos ajudam, também, outras áreas da região, como o alojamento, a restauração, o pequeno comércio... agora é necessário planear, dinamizar, organizar e juntar as pessoas certas. Somos uma cidade onde ainda se vive muito só o futebol ou o desporto federado e é necessário dinamizar outras áreas, tornando a população mais activa e depois, sim, ambicionar ao aumento de federados na nossa cidade. Penso que nestes últimos anos temos vindo a melhorar, mas é preciso muito mais, desde o planeamento antecipado à concretização, dinamização e elaboração de um plano de intervenção na área do desporto ou simplesmente da actividade física para a comunidade em geral.

A GUARDA: O que é que o levou a apostar na criação de um ginásio localizado junto ao Parque Urbano do Rio Diz?
Ricardo Simão: Sou um aficionado pelo desporto, pelo treino, pelo desafio e superação e em minha casa respira-se desporto. Já trabalhei em alguns ginásios da cidade e acho que a cidade e a respectiva população merecia algo mais. Merecia um espaço grande, com salas amplas e com luz exterior, com variados equipamentos, metodologias dinâmicas e que conseguisse captar diferentes pessoas e objectivos. Este projecto, que fez agora 5 anos, tem como principal objectivo a actividade física, o bem-estar e a saúde. A sociedade, hoje em dia, precisa de praticar mais actividade física, não só pelo resultado estético mas principalmente pelas más posturas do dia-a-dia, do stress da vida pessoal ou profissional ou do estilo de vida sedentário.
Somos um ginásio com cerca de 1000m2, com salas de exercício onde podem encontrar máquinas de cardiofitness, musculação, crosstraining, aulas de grupo, sauna e banho turco… Temos, também à disposição, um serviço especializado de Personal Trainer que tem vindo a crescer pelas inúmeras vantagens e pela fantástica obtenção de resultados. Para tal, trabalha connosco uma equipa de profissionais altamente qualificados e muito competentes, que diariamente estão disponíveis para ajudar, desafiar e acompanhar todo o processo de treino.
Convido todos aqueles que queiram experimentar os nossos serviços a aparecerem no ginásio e usufruírem de um primeiro treino gratuito.
Muitos dos atletas do Triatlo também fazem alguns dos treinos nas nossas instalações!