Florista do Mercado Municipal da Guarda


No Dia de Finados, as flores continuam a ser muito utilizadas pelas famílias dos defuntos para enfeitarem as campas dos cemitérios onde estão sepultados os seus entes queridos. Estela Nunes, proprietária da Florista do Mercado Municipal da Guarda, adiantou ao Jornal A Guarda que “esta é uma época do ano em que se vendem mais flores, pelo facto de as pessoas enfeitarem os cemitérios”.
Estela Nunes, residente na Ramela, no concelho da Guarda, foi durante 11 anos empregada naquela florista mas, desde o dia 1 de Outubro, é a nova proprietária do espaço. Pela experiência dos anos anteriores, assegura que o negócio das flores sempre floresce por alturas do Dia de Todos os Santos. “As pessoas compram mais os crisântemos e as margaridas, que são as flores próprias da época, mas também compram rosas, gladíolos e coroas”, adiantou.
Apesar da crise económica que continua a afectar o país, a responsável refere que “toda a gente compra flores” nesta quadra do ano. “Cortam nas despesas e vão sempre ao mais barato, mas compram sempre. Antigamente levavam muita flor, agora levam em menor quantidade, mas levam sempre. Quando as campas são em terra, levam as flores mais baratas, para desfolharem as pétalas e as deitarem sobre a terra”, referiu. Nos casos em que as campas são de mármore ou de granito, os familiares dos defuntos optam por colocar flores em vasos ou arranjos florais mais elaborados.
Estela Nunes disse ainda que os preços das flores são acessíveis mas, quem vende, tem que os “baixar” para que tenham saída, porque a concorrência é grande. “Temos muita concorrência. Todos os vendedores de fruta do Mercado Municipal e todos os que vêm de fora vendem flores. Assim, para vendermos alguma coisa, temos que baixar os preços”, lamentou. Por outro lado, apontou que as pessoas “não querem fazer encomendas: chegam, perguntam os preços e dizem que compram na hora”. Devido a esta realidade, a florista vai comprando flores à medida que vai vendendo, uma vez que as entregas são feitas diariamente pelos fornecedores. Na semana dos Santos, “os dias de maior procura são a quarta-feira e o sábado”, disse. “Vêm muitas pessoas de fora, incluindo do estrangeiro, passar os Santos à Guarda e compram aqui as flores. A maioria dos clientes são residentes na cidade da Guarda e no concelho”, acrescentou.
A Florista do Mercado Municipal da Guarda vende vasos de flores para o Dia de Finados a 5, 10 e 15 euros. Este ano, devido às obras que decorrem no edifício, Estela Nunes receia que a procura por parte da clientela seja menor do que em anos anteriores. “As pessoas pensam que o Mercado Municipal da Guarda está em obras e que está fechado. Por vezes até chegam aqui à porta e como verificam que está em obras, voltam para trás e já não entram”, lamentou.