O Centro Social Cultural e Recreativo (CSCR) de Lamegal, no concelho de Pinhel, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) criada por um grupo de Lamegalenses em 8 de Julho de 1981,

através de uma escritura pública feita no Cartório Notarial de Pinhel. É uma associação sem fins lucrativos com objectivos de promoção social, cultural, recreativa, cinegética (caça e pesca), artística e desportiva de todos os habitantes da Freguesia. Teve, e tem a sua sede no Largo da Devesa n.º5, em Lamegal, num antigo edifício escolar que se encontrava em ruínas e que foi restaurado graças ao empenho e dedicação de Manuel Francisco Capelo e seus colaboradores. No rés-do-chão tem um amplo salão de festas, dotado de palco (camarins e wc), bar, escritório, dispensa e sanitários. No primeiro andar funcionou, entre Dezembro de 1995 e Março de 2014 a valência de Centro de Dia com 25 utentes, a valência de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) com 7 e o Jardim-de-Infância. O registo definitivo dos estatutos a IPSS e o reconhecimento da mesma como pessoa colectiva de utilidade pública foi lavrado no livro das associações de solidariedade social e considera-se efectuado em 24/09/1992.
“Após longos anos de luta e muita dedicação conseguimos realizar o nosso maior sonho: construção do Lar Nossa Senhora da Menina; invocação que lhe advém do nome de uma ermida situada no local da «Santa», cuja construção remonta ao século XVII”, lembra a direcção do CSCR do Lamegal. O Lar fica localizado na Rua Travessa do Parque das Merendas, n.º4, junto ao complexo desportivo formado por piscina, bar, polidesportivo, balneários e parque de merendas. Foi inaugurado no dia 21 de Dezembro de 2013, na presença do presidente da Câmara de Pinhel, Rui Ventura, do Director da Segurança Social da Guarda, Jacinto Dias, e do actual presidente da associação Ricardo Capelo. Segundo Ricardo Capelo “é uma belíssima estrutura, localizada num espaço paradisíaco onde tudo foi pensado ao pormenor, tanto em termos arquitectónicos como paisagísticos tendo sempre como único e superior interesse o bem-estar dos nossos utentes”. O Lar, que acolhe 30 idosos, abriu em Março de 2014 e ali trabalha uma equipa constituída por um médico, duas enfermeiras, duas cozinheiras, uma ajudante de cozinha, uma técnica de acção social, uma animadora sociocultural e 12 funcionários entre ajudantes de acção directa e auxiliares de serviços gerais. A instituição continua com as valências de Centro de Dia e SAD.
“Procuramos criar no nosso Lar um ambiente familiar, onde o idoso se sinta acarinhado, e desenvolvemos com eles actividades lúdicas, físicas, manuais, fazemos pequenas caminhadas pelos espaços que circundam o parque e festejamos o dia dos seus aniversários, o dia dos avós e outras datas festivas. Privilegiamos a interacção com a família e amigos dos nossos utentes e temos o nosso lar aberto a quem nos queira visitar”, é referido pela direcção. Além do aspecto social que sempre foi o principal objectivo da instituição, a mesma desenvolve actividades “de primordial importância”. No aspecto cultural é salientada a representação do auto tradicional “Os Pastorinhos”, peça teatral de fortes reminiscências medievais, através da qual é transmitido às novas gerações o valor de um legado da tradição oral deixado pelos antepassados.
No local onde antes funcionava o Centro de Dia foi inaugurado, a 21 de Agosto de 2014, um Museu Etnográfico do qual fazem parte vários ateliers ligados às profissões antigas.
A direcção do CSCR de Lamegal tem vários projectos para o futuro como a recuperação de um moinho de água junto à ribeira da Pêga e a restauração de uma casa típica beirã. “Como Lamegalenses sentimos orgulho em toda a obra realizada”, conclui a direcção da instituição.