“Prémio de Excelência Governamental Mohammed Bin Rashid”


Tiago Caldeira, natural da Guarda, foi distinguido como um dos 10 melhores funcionários  na categoria de Funcionário do Futuro, na 6ª edição do “Prémio de Excelência Governamental Mohammed Bin Rashid”, instituído em 2009 por  Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e governante de Dubai.
O prémio, promovido no âmbito do Programa de Excelência Governamental Sheikh Khalifa, inclui 13 categorias, e visa incentivar as instituições do governo  a servir melhor a sociedade dos Emirados Árabes Unidos em todos os níveis e desenvolver as competências necessárias para impulsionar e motivar os princípios de excelência dos funcionários governamentais.
Cerca de 60 assessores dos Emirados e 120 assessores internacionais estiveram envolvidos na selecção dos vencedores.
Tendo como potenciais concorrentes as mais  de 500.000 pessoas actualmente a trabalhar no sector público dos Emirados Árabes Unidos, Tiago Caldeira foi proposto ao concurso pelo Higher College of Technology, Dubai. Foi o único estrangeiro nesta categoria específica, e o único europeu a ser distinguido em todo o governo.
A divulgação pública dos premiados decorreu na  “Expo 2020 Dubai”, onde tiveram o privilégio de verem inscritos os seus nomes e fotografias nos outdoors aí publicitados.
O jovem guardense, após concluir o mestrado em Engenharia Electrotécnica na Universidade de Coimbra, aceitou o desafio internacional de trabalhar no estrangeiro.
Há dez anos nos Emirados Árabes Unidos foi na Khalifa University de Abu Dhabi que iniciou o seu percurso profissional, estando encarregue do Laboratório de Robótica, mercê da vasta experiência adquirida nos Campeonatos Nacionais e Internacionais de Robótica Educativa.
Liderou equipas de várias nacionalidades em empresas e departamentos governamentais da área da educação, tecnologia e inovação, tendo, entre outros, sido o formador da mais premiada equipa dos E.A.U. no WorldSkills 2017.
Mantém uma estreita ligação a Portugal (é doutorando no Instituto Superior Técnico) e à Guarda, onde ministra, com regularidade, formação online em robótica e programação, dirigida aos jovens da Associação Desenvolver o Talento (ADoT).