Solidariedade


João Pina, presidente da Fundação Nova Era, reuniu, no dia 2 de Junho, com o recém-empossado Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, na sede da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, em Lisboa. O encontro também contou com a presença de Daniel Bastos, representante em Portugal da Fundação Nova Era.
O encontro teve como principal objectivo dar a conhecer a Fundação e as actividades dinamizadas nestes anos em prol das pessoas mais vulneráveis a nível económico e social (desempregados, idosos, crianças institucionalizadas e mais recentemente o apoio ao povo Ucraniano), mas também, apresentar as actividades previstas até ao final do ano.
No decurso da reunião, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas demostrou profundo conhecimento das iniciativas até agora realizadas por esta Fundação e do altruísmo de João Pina.
Até ao final do ano a Fundação Nova Era vai desenvolver múltiplas iniciativas, como um Jantar Solidário, na Cidade da Guarda, para cerca de 1500 pessoas e que irá reunir delegações e associações de cariz social de âmbito nacional e Associações de beneficência sediadas França; um novo projecto denominado, “Analfabetismo Electrónico”, que visa apoiar os Lusodescendentes em França; o retomar do ensino da língua portuguesa em França está também previsto com a assinatura de um protocolo com a APCS- “Association Portugaise Culturelle e Sociale”; no mês de Outubro, na Gala a realizar na Câmara de Paris, pela Associação Cap Magellan, uma vez mais será entregue o “Prémio de Cidadania Jean Pina” e outros prémios de cariz pessoal a quem se destacou pela colaboração na área social. Estas são algumas das actividades previstas até ao final do presente ano, sem esquecer os habituais Cabazes de Natal que não irão faltar na mesa de quem mais precisa.
A Fundação “Nova Era Jean Pina” foi legalmente constituída em 2019, por um dos empresários mais conhecidos em França. João Pina é também o Presidente da Fundação Nova Era Jean Pina, com sede em França.
Esta Fundação tem como missão primordial o apoio efectivo e a solidariedade para os que mais precisam, em Portugal, em França e em outros países da Europa e fora dela, como foi o caso do apoio concedido, no Natal passado, a agregados carenciados da comunidade portuguesa na Venezuela.