Federação Ibéricoamericana


A Federação Ibéricoamericana vai condecorar João Pina, com a ordem “Afonso D. Henrique”, em reconhecimento pelo apoio que o empresário concedeu a 200 famílias luso descendentes na Venezuela.
A condecoração será recebida, presencialmente, no início de Junho aquando das Comemorações do dia de “Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Nessa data, o historiador e Embaixador em Portugal da Fundação Nova Era, Daniel Bastos, será também condecorado com a ordem “Luís Vaz de Camões”.
Estas distinções relevam o trabalho exímio que a Fundação Nova Era, na pessoa do seu Presidente, João Pina, tem vindo a desenvolver no apoio a quem mais precisa. O empresário Guardense, João Pina, é o fundador e Presidente da “Fundação Nova Era Jean Pina”, legalmente constituída em 2019, em Paris e que tem promovido inúmeras acções de solidariedade em França, Portugal, Brasil e, mais recentemente, na Venezuela.
João Pina tem desenvolvido múltiplas ações de solidariedade para com os que mais precisam, na sua região de origem (Guarda), na região de Fafe e Santo Tirso e em Mangualde, assim como, em diversas Cidades de França, no Brasil, entre muitos outros locais da Europa e do mundo.
No âmbito da campanha de Natal de 2021 e fruto de um acordo de parceria, estabelecido na sede da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, em Lisboa, com a presença da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, foi assinado um protocolo com a Federação Ibéricoamericana, (uma importante Associação que apoia famílias luso descendentes na Venezuela), na pessoa do seu Presidente, Janny Moreira.
O protocolo permitiu apoiar 200 famílias com graves carências alimentares, com cabazes alimentares, onde não faltou o bacalhau, o azeite e o bolo-rei, produtos de eleição da mesa natalícia portuguesa. Esta acção, custeada na totalidade pela Fundação nova Era Jean Pina, foi considerada como “muito importante” e possibilitou um Natal com mais esperança a todas as famílias abrangidas.