Itinerário passa por Gonçalo, Valhelhas, Famalicão, Fernão Joanes, Meios, Corujeira / Trinta, Maçainhas, Guarda, Faia e Aldeia Viçosa


O trajecto do Caminho de Santiago, que atravessa o Concelho da Guarda, constitui um dos mais belos troços da Via Portugal Nascente, utilizado pelos peregrinos que se deslocam pelas Beiras a Santiago de Compostela, como forma de veneração ao apóstolo São Tiago Maior. O percurso que reconstitui com o máximo de fidelidade o traçado original seguido ao longo dos séculos pelos peregrinos de Santiago, tem início em Tavira, no Algarve, e articula-se em Trancoso, com o Caminho de Torres.
No Concelho da Guarda, o caminho tem uma extensão de 41 Km e atravessa as freguesias de Gonçalo, Valhelhas, Famalicão, Fernão Joanes, Meios, Corujeira / Trinta, Maçainhas, Guarda, Faia e Aldeia Viçosa.
O itinerário oferece paisagens deslumbrantes que convidam a mergulhar numa história ancestral que se confunde com o quotidiano de povoações típicas da Beira Alta. A hospitalidade das gentes, a monumentalidade do património edificado e vestígios arqueológicos de enorme importância histórica, são algumas das marcas do caminho, no concelho da Guarda.
Quem quiser percorrer o Caminho de Santiago, no Concelho da Guarda, vai encontrar um percurso identificado e sinalizado na totalidade do seu itinerário com setas de cor amarela, balizas/postes, azulejos indicadores de direcção dentro das localidades, e painéis informativos à entrada das mesmas.
O Caminho de Santiago, na sua passagem pelo Concelho da Guarda, possui um carimbo personalizado que pode ser recolhido nos locais indicados para esse fim.
A “Credencial do Peregrino” é um documento individualizado de identificação dos peregrinos que se dirigem a Santiago de Compostela. Deve ser carimbada pelo menos uma vez por dia como comprovativo do caminho feito pelo peregrino até Santiago.
As credenciais podem ser carimbadas nas Juntas de Freguesia abrangidas pelo “caminho” no concelho, e na Oficina do Peregrino (Museu da Guarda).
No percurso existem albergues e outros alojamentos, nomeadamente o Albergue de Peregrinos dos Trinta, o Seminário Maior da Guarda, e a Residencial Filipe.