Centro Social do Rio Seco tem moderna


O Centro Social do Rio Seco, em S. Pedro de Rio Seco, no concelho de Almeida, inaugurou, no dia 7 de Dezembro de 2014, a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), com capacidade para acolher até 20 idosos. A nova estrutura de apoio social veio juntar-se às valências de Centro de Dia e de Apoio Domiciliário.
O presidente da direcção do Centro Social do Rio Seco, Manuel Alcino Fernandes, reconhece que a obra agora inaugurada irá proporcionar uma “melhoria da qualidade de vida” dos habitantes de S. Pedro de Rio Seco.
O projecto de criação da ERPI contou com o apoio de várias entidades, designadamente da Fundação Vox Populi (contribuiu com 220.000 euros), Proder/Gal/Raia Histórica (apoiou com 200.000 euros), Câmara Municipal de Almeida (com um apoio de 65.000 euros) e da Junta de Freguesia de S. Pedro de Rio Seco, que contribuiu com 6.000 euros). Os particulares apoiaram o projecto social com uma verba total de 64.000 euros.
De acordo com a directora técnica do Centro Social do Rio Seco, Susana Tavares, a ERPI complementará o serviço de Apoio Domiciliário desenvolvido por aquela instituição particular de solidariedade social nas Freguesias de S. Pedro e da Junça. “Inicialmente irá receber 15 utentes no espaço residencial, mas poderá vir a acolher 20 de acordo com a nova legislação. A ERPI irá primar por um ambiente familiar e um atendimento rápido e individualizado. Esperamos criar um espaço onde o idoso seja respeitado e valorizado em todas as perspectivas, criando um ambiente confortável e harmonioso. É essencial a integração e a socialização activa de todos os intervenientes, para uma melhor adaptação a novas situações, e sendo numa estrutura de menor dimensão este processo é mais facilitado”, refere Susana Tavares num texto publicado, em Novembro de 2014, no jornal Bimestral Alto da Raia, de S. Pedro do Rio Seco. No mesmo texto a responsável escreve que a criação da nova estrutura de apoio permanente aos idosos “vem no sentido de que o Centro de Dia e o Serviço de Apoio Domiciliário, já existentes nesta instituição, começam a não ser suficientes para prestar apoio diário e permanente a determinadas situações”. “Para isso, a ERPI foi a resposta mais adequada para atender às manifestações das pessoas interessadas”, conclui.
No dia da inauguração do novo equipamento, o presidente da direcção do Centro Social do Rio Seco, Manuel Alcino Fernandes, agradeceu a Luís Queirós e esposa (Fundação Vox Populi) “o generoso contributo para esta obra em S. Pedro de Rio Seco”. Lembrou que “a povoação e o Centro Social, em particular, estão-lhe profundamente gratos por tudo quanto já ofereceram a S. Pedro e a esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS)”. De acordo com o número do Alto da Raia de Janeiro de 2015, na sua intervenção, deixou também uma palavra de gratidão para a família Amorim Afonso, pela doação do terreno para a construção da ERPI: “Foi um gesto nobre que o Centro Social do Rio Seco regista com justo reconhecimento”. Manuel Alcino Fernandes agradeceu ainda ao Município de Almeida, “pela boa colaboração com o Centro Social, no âmbito do programa Proder, onde a Câmara de Almeida desempenhou um importante papel no processo da candidatura a fundos comunitários”. Dirigiu igualmente uma palavra de apreço à Associação de Desenvolvimento Raia Histórica, pelo seu empenho no decorrer de todo o processo da candidatura ao Programa Proder de que o Centro Social viria a ser um legítimo beneficiário”. O responsável também agradeceu “a todas as pessoas singulares que contribuíram para este projecto social, que vai complementar o serviço de Apoio Domiciliário já desenvolvido por esta instituição, de forma a proporcionar uma melhoria da qualidade de vida às gentes de S. Pedro de Rio Seco”.