No Estrela Geopark encontramos a Montanha mais alta de Portugal Continental, a Serra da Estrela. Classificada pela UNESCO em julho de 2020.

Este é o Geopark mais recente de Portugal, o que vem confirmar o valor do património desta serra, das suas gentes e das paisagens que não deixam ninguém indiferente.
Aqui, encontramos uma paisagem única, reflexo de mais de 600 milhões de anos de evolução geológica, que deu lugar a cerca de 145 locais de interesse geológico (Geossítios), que nos ajudam a compreender como das profundezas da Terra se ergueu este bloco granítico com 1993 metros de altitude. Mas o Estrela Geopark é muito mais que a sua geologia, é pessoas, memórias, cultura, modos de vida, saberes-fazer, gastronomia, aldeias e vilas e um território em permanente mutação.
Visitar o Estrela Geopark é muito mais que uma viagem, é uma experiência que nos transporta por entre vales, montanhas, rios, lagoas e uma paisagem de cortar a respiração. Esta, é uma experiência que vai muito para além da neve. Aliás, longe vão os tempos em que a neve era o único postal desta imensa Estrela.
Viajar neste Geopark é mergulhar nas águas límpidas das suas 26 praias fluviais, contemplar as margens de alguns dos mais importantes rios portugueses, como o Zêzere, o Mondego ou o Alva, inspirar-se pelas mais de 20 lagoas de origem glaciária, olhar as formas que antigos glaciares deixaram na sua superfície há 30 mil anos, aventurar-se pelos 69 percursos pedestres e conhecer uma outra Estrela, longe do asfalto ou da azafama urbana. Mas a experiência não acaba aqui, esta é uma viagem pela cultura de um território serrano, pelas aldeias talhadas a granito e a xisto, pelos cheiros da gastronomia local e do tão nobre Queijo Serra da Estrela, pelas paisagens pontuadas pela pastorícia transumante ou pelos sons de latidos longínquos, trazidos pela brisa da montanha, do cão Serra da Estrela, um verdadeiro património vivo deste território e um embaixador deste imenso Geopark.
Nos mais de 2200km2 percorremos a linha ténue que separa a história natural desta Montanha e a história humana, aquela que lhe confere identidade, caracter e uma experiência única em cada visita e que, naturalmente, nos deixa a vontade de voltar, uma e outra vez para contemplar a paisagem branca da neve ou dourado que o outono pinta. Com uma certeza … Cada visita é sempre uma nova experiência.
Venha conhecer o Estrela Geopark e deixe-se surpreender por uma das paisagens mais impactantes de Portugal e que é hoje reconhecida pela UNESCO como um património de todos e para todos!