Guarda
O Estabelecimento Prisional da Guarda promove, esta sexta-feira, 23 de Setembro, no Teatro Municipal da Guarda, o seminário “Desenlear Pensamento”.
O evento pretende ser um momento de partilha reflexão, debate e análise do impacto que projectos de intervenção artística têm na reinserção social. A par do espectáculo “Para que lado fica o amanhã”, apresentado ao público no passado dia 22 de Julho, este seminário está englobado no âmbito do projecto de intervenção artística “Espíritos Livres”, desenvolvido pela Terceira Pessoa Associação no Estabelecimento Prisional da Guarda, com o apoio do Programa Arte e Reinserção Social da Direcção-Geral das Artes.
Na ocasião será apresentado um filme documentário, que pretende retratar o processo criativo e metodológico do projecto, da autoria do realizador Tiago Moura e apresentados os resultados finais da avaliação do projecto, levada a cabo pelo Instituto Piaget.
A cerimónia de abertura está marcada para as 9.30 horas e conta com a presença Rui Abrunhosa Gonçalves (Director-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais), Américo Rodrigues (Director Geral das Artes) e Sérgio Costa (Presidente da Câmara Municipal da Guarda).
Luis Couto (Director do Estabelecimento Prisional da Guarda) vai moderar o “Projecto Espíritos Livres” em que participam Ana Gil (Terceira Pessoa Associação), Digo Martins (Diplix), Rui Cunha (Beneficiário do Projecto), Isabel Silva (Instituto Piaget Viseu).
Teresa Dias (Jornalista da TSF) modera a sessão sobre ‘Arte e Inclusão’, em que participam Ana Bento (Associação Gira Sol Azul), Marias João Mota (PELE – Associação Social e Cultural) e Óscar Silva (Terceira Pessoa Associação).
Victor Afonso, Programador do Teatro Municipal da Guarda, modera a sessão “Para além das Artes…”. Luísa Pinto (Centro de Estudos Arnaldo Araújo) fala sobre “O contributo das artes na reinserção social) e Hugo Martinez de Seabra (Fundação Calouste Gulbenkian) fala sobre “a importância das artes na vida em sociedade).
Jorge Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Justiça preside à sessão de encerramento marcada para as 17.30 horas.