Sabugal


O Ayuntamiento de Navasfrias, em Espanha, anunciou que vai avançar em breve com a obra de beneficiação de 2,7 km da estrada que faz a ligação com a aldeia de Foios, no concelho do Sabugal. A notícia foi recebida com muita satisfação nos Foios, pelo facto de a via encurtar distâncias entre as duas localidades fronteiriças. “Com a estrada alcatroada encurtamos distância e vamos logo directamente para Navasfrias, passam a ser 5 minutos de distãncia. Até agora temos ido por Aldeia do Bispo”, disse ao Jornal A Guarda José Manuel Campos, antigo presidente da Junta de Freguesia dos Foios e um dos grandes defensores da realização daquela obra. Lembrou que a estrada entre os Foios e o limite da fronteira já está alcatroada há vários anos, faltando apenas os 2,7 km de ligação a Navasfrias. Como a estrada encurta distâncias, já era utilizada, tanto por portugueses como por espanhóis. “Mas muitas pessoas voltavam para trás porque encontravam a estrada de terra batida e sem condições para os carros mais baixos prosseguirem viagem”, disse. Devido a esta situação, e enquanto a estrada não é alcatroada, José Manuel Campos já apelou ao actual presidente da Junta de Freguesia dos Foios para que coloque uma placa “a informar que estão 2,7 km de estrada em terra batida”.
O ex-autarca lembrou que a via que agora vai ser beneficiada era reclamada há vários anos e ainda não foi executada porque surgiram “alguns inconvenientes com o impacte ambiental”. “Em 2003, quando o presidente da Câmara Municipal do Sabugal era Manuel Rito, havia outras estradas para executar, incluindo esta. Na altura foi feito o troço Navasfrias - Aldeia do Bispo, porque era mais directa e, por causa do impacte ambiental, a nossa ficou por fazer. O dinheiro para a estrada estava assegurado e nós andámos sempre a apertar com os espanhóis para que eles fizessem a estrada e não desviassem o dinheiro para outro lado”, contou. “As coisas arrastaram-se, mas finalmente veio agora a notícia de que foi desbloqueado o processo e que a via vai arrancar dentro de 6 meses. Ficamos nós satisfeitos e a população de Navasfrias”, acrescentou.
José Manuel Campos considera que as vias de ligação entre as aldeias de ambos os lados da fronteira “são importantes” para as localidades. “Aqui aos Foios vêm muitos espanhóis e também ao Viveiro das Trutas. E nós também vamos ao lado de lá. Todos ganhamos com isso. Vêm aqui espanhóis todos os dias a vender frutas e outras coisas. Havendo acessibilidades, há mais progresso e desenvolvimento”.
O anúncio da concretização da obra também representa o culminar de diligências feitas pelo actual presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, lembrou o ex-presidente da Junta de Freguesia dos Foios. “Este é o resultado das diligências da antiga Junta, da actual e também desta e das anteriores Câmaras Municipais”, disse, lembrando que no tempo em que José Freire presidiu aos destinos da Câmara do Sabugal foi feita a obra de alcatroamento da estrada desde os Foios até ao limite da fronteira, ficando então em falta os 2,7 km no lado espanhol.
A Junta de Castilla y León já publicou no Boletim Oficial a construção da estrada que liga Navasfrias aos Foios, que deverá ter um custo de 780 mil euros. “Já nos contentávamos com um caminho rural alcatroado, mas o presidente da Diputación de Salamanca chegou a dizer: «Se fizermos é bem»”, recordou José Manuel Campos.