Presidente do Moto Clube da Guarda

O Moto Clube da Guarda é “um dos mais antigos do País” e “actualmente conta com cerca de 300 associados”Vasco José Melo da Costa, Presidente do Moto Clube da Guarda, é natural da Guarda, Alfarazes. Frequentou a Escola Secundária da Sé. Nos tempos livres gosta, principalmente, de andar de moto.
A GUARDA: O que é e como nasceu o Moto Clube da Guarda?
Vasco Costa: O Moto Clube da Guarda foi fundado a 9 de Abril de 1986, sendo um dos mais antigos do País. Actualmente conta com cerca de 300 associados. Promove, participa e organiza com regularidade diversas actividades de cariz cultural, pedagógico, humanitário e social envolvendo a comunidade motociclista. A sede, uma antiga escola primária devoluta, foi requalificada e inaugurada a 11 de Novembro de 2013, recorrendo exclusivamente a meios e recursos próprios, sendo este espaço entendido pela comunidade como um local de convívio.
A GUARDA: Quem integra os Órgãos Sociais do Moto Clube da Guarda?
Vasco Costa: O Moto Clube da Guarda é composto pelos seguintes órgãos sociais: A Assembleia Geral é presidida por Hugo Esteves. Fazem ainda parte: Hugo Santos (Primeiro Secretário), Carlos Gonçalves (Segundo Secretário) e Luís Gomes (Vogal).Na Direcção colaboram comigo Telmo Conde (Vice Presidente), José Filipe Andrade (Secretário), Paulo Andrade (Tesoureiro), José Fonseca (Primeiro Vogal) e Nuno Cláudio Alves (Segundo Vogal). O Presidente do Conselho Fiscal é Mario Caramelo e conta com a colaboração de António Madeira (Primeiro Secretário), Fábio Rebelo (Segundo Secretário) e Carlos Miguel Costa (Vogal). 
A GUARDA: Quem é que pode fazer parte e quantos elementos integram o Moto Clube da Guarda?
Vasco Costa: Toda a gente pode fazer parte do Moto Clube da Guarda pela módica quantia de 12 euros de cota anuais. Este ano iniciamos uma nova modalidade de inscrição de sócio para jovens até aos 19 anos, que se queiram fazer sócios, que consta na oferta de uma T-Shirt oficial do Moto Clube da Guarda aquando da primeira inscrição.
A GUARDA: Ao longo do ano, quais as principais actividades que são promovidas pelo Moto Clube da Guarda?
Vasco Costa: As actividades principais são a Concentração Motard o Encontro Invernal e o Passeio Anual. O passeio anual será no dia 17 de Maio, a XIV Concentração Motard nos dias 26 e 27 de Junho. Do programa de actividades também faz parte o Moto Magusto, no dia 14 de Novembro e o Jantar Natal, no dia 28 de Novembro.
A GUARDA: Quais as principais dificuldades com que de debate o Moto Clube da Guarda?
Vasco Costa: A grande dificuldade com que o Moto Clube da Guarda se debate tem a ver com a falta de apoios, para a realização dos eventos que promovemos ao longo do ano. Também não temos tido apoios para a manutenção da sede que está a precisar de um telhado novo.
A GUARDA: O Moto Clube da Guarda organiza o III Encontro Invernal no sábado, 14 de Março. O que é esta actividade e onde vai decorrer?
Vasco Costa: Com esta actividade pretendemos dar a conhecer aos companheiros que nos visitam a beleza da cidade mais alta, promovendo um passeio motard, momentos de convívio, com jogos tradicionais, um show de acrobacias, concertos e pequenas tertúlias entre participantes e visitantes de ocasião. Tudo isto na Sede do Moto Clube da Guarda, na antiga Escola Primária do Bairro do Torrão, na Guarda.
A GUARDA: De que maneira é que o Moto Clube da Guarda tem contribuído para a promoção da região da Guarda?
Vasco Costa: Nos nossos passeios e encontros motards, levamos o nome da cidade a vários locais do país, assim como para o estrangeiro. Nos nossos encontros, mostramos alguns locais da cidade e da região de maior interesse, além de promovermos a gastronomia regional.