’“Dialoguei com os padres ‘mais novos’, e criámos este projecto de acompanhamento e presença espiritual”

O Padre João Marçalo, mentor da iniciativa ‘Rostos de Fé’, é natural de Colmeal da Torre, Belmonte. Estudou no Seminário Maior da Guarda, Instituto Superior de Teologia de Viseu, Faculdade de Teologia de Braga da Universidade Católica Portuguesa. Gosta de fotografia.
A GUARDA: Como nasceu e o que é o projecto ‘Rostos de Fé’?
João Marçalo: Este projecto nasceu da minha vontade, partilhada com os meus colegas, de dar resposta a uma inquietação, que a pouco e pouco cresceu no meu coração. Esta inquietação traduzia-se na pergunta: De que forma é que podia estar mais próximo das pessoas, e das comunidades e levá-las a sentir a proximidade de Deus, neste tempo de especial exigência e complexidade para todos.Assim, dialoguei com os padres “mais novos”, que viram na iniciativa uma excelente resposta para o momento que atravessamos, e criámos este projecto de acompanhamento e presença espiritual, que pretende semear a esperança a partir da Palavra de Deus.
A GUARDA: Quantos padres estão a colaborar nesta iniciativa de acompanhamento? 
João Marçalo: Neste momento, somos dezassete, de toda a Diocese. O contributo de cada um é feito, nesta fase inicial, diariamente, através da partilha de um vídeo, reflectindo sobre o Evangelho de cada dia. A acrescer a isto, temos, também, uma plataforma de acompanhamento espiritual preparada para dar resposta a quem a solicitar.
A GUARDA: A quem se dirige e como é que se pode ter acesso a este projecto?
João Marçalo: Este projecto dirige-se a todos, mas de uma forma particular aqueles que neste momento passam muito do seu dia-a-dia nas redes sociais. Neste momento estamos presentes no Facebook e Instagram.
A GUARDA: Qual a proposta do projecto ‘Rostos de Fé’ para celebrar a Páscoa?
João Marçalo: Estamos a preparar um esquema para a vivência da Semana Santa em Família, que em breve iremos disponibilizar. 
A GUARDA: Como explica o surgimento de tantas celebrações em directo, orações em podcast e conteúdos formativos online disponíveis nos meios de comunicação social, nas páginas da internet e nas redes sociais?
João Marçalo: Em primeiro lugar acho que surge como resposta à necessidade expressa pelas pessoas. Contudo, tantas propostas podem, também, levar a uma certa saturação, sendo que, algumas, podem vir a revelar-se um pouco descontextualizadas. Nesta medida, os ‘Rostos de Fé’ querem ter uma acção mais consertada neste acompanhamento que fazemos às pessoas, para que, somente, anunciemos a Cristo.A GUARDA: Celebrar e rezar em tempo de pandemia é importante?
João Marçalo: Eu diria que é crucial. A oração alimenta a fé, e, neste tempo, é fundamental reforçarmos a nossa confiança em Deus. Perante este cenário que vivemos, acreditar que Deus caminha ao nosso lado, e nos ajuda em cada dia a ultrapassar as adversidades, é o que nos faz – e deve fazer – olhar o futuro com esperança.