Evento está marcado para amanhã, na Guarda


Esta sexta-feira, 24 de Outubro, decorre na Guarda o I Encontro Luso-Espanhol de Bibliotecas Itinerantes. O evento é promovido pela Câmara Municipal da Guarda, através da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), o Centro de Estudos Ibéricos e a ACLEBIM - Asociación de Profesionales de Bibliotecas Móbiles.
A iniciativa pretende “fomentar o encontro entre profissionais de bibliotecas de Portugal e Espanha, para o intercâmbio de experiências, projectos, ideias, saberes e possíveis cooperações entre os dois países”. É também “o primeiro passo para o diálogo à volta do valor deste serviço junto das populações, dando maior visibilidade e conhecimento sobre as Bibliotecas Itinerantes”.
O Encontro, com sessão de abertura marcada para as 9.30 horas, na Sala Tempo e Poesia da BMEL, conta com a participação de vários oradores portugueses e espanhóis, que vão apresentar diversos temas relacionados com as Bibliotecas Itinerantes.
Durante a manhã, Valentín Cabero Diéguez, da Universidade de Salamanca, falará sobre “Relações Fronteiriças entre Espanha e Portugal”; Nuno Marçal, da Bibliomóvel Municipal de Proença-a-Nova, e Roberto Soto, ACLEBIM, abordarão o tema “Relações entre as bibliotecas itinerantes portuguesas e espanholas”; “Serviço de Biblioteca Itinerante em Montalegre” será o tema a desenvolver por Maria Gorete Barroso Afonso, da Biblioteca Municipal de Montalegre; e João Henriques apresentará “A nave voadora, directório de bibliotecas itinerantes portuguesas”.
Durante a tarde serão apresentados os seguintes temas: “Os bibliomóveis espanhóis, especial referência a Salamanca”, por Jesús García Cesteros, Diputación Provincial de Salamanca; “A Biblioteca Andarilha da Biblioteca Municipal de Beja”, por Maria Morais, Investigadora; “Os bibliomóveis na Catalunha”, por Natí Moncasí, Generalitat de Cataluña, e Cristina Montserrat, da Diputación Provincial de Barcelona; e “Os bibliomóveis de Madrid”, por Carmen Vigata e Manuel de Villena, da Comunidad de Madrid.
Ao final da manhã está programada uma visita às bibliotecas itinerantes presentes.