O empresário António Gonçalves, de 54 anos, possui quatro estabelecimentos comerciais em pontos estratégicos da cidade da Guarda

e um na cidade de Viseu. Natural da Vela, no concelho da Guarda, António Gonçalves é dono das lojas STEFANEL (pronto-a-vestir de senhora - Rua do Comércio, n.º 14), António’s Ourivesaria (Rua do Comércio n.º 20), DIM (roupa interior e lingerie - Rua Direita, nº 27/29) e Mike Davis (vestuário para homem e senhora - Rua Dr. Lopo de Carvalho, n.º 43). Possui ainda, em Viseu, outra loja STEFANEL, localizada na Rua Francisco Alexandre Lobo, n.º 64. Os seus estabelecimentos estão todos localizados em zonas estratégicas, assumindo o empresário que sempre optou por ter “as lojas localizadas em pontos estratégicos, de muita passagem de pessoas e com boa localização”.
O empresário contou ao Jornal A Guarda que saiu da tropa e, em 1982, decidiu estabelecer-se por conta própria, abrindo a loja “O Laçarote”, na Rua Direita, com roupa de criança. “Fui vendo o percurso da actividade e, em 1990, surgiu a STEFANEL. Depois, veio a ourivesaria, em 2000, e a Mike Davis, em 2010”, referiu. E acrescentou: “Tentei diversificar o negócio para ter uma abrangência mais ampla de público. Hoje temos uma oferta ampla nos sectores do vestuário e da ourivesaria, o que acaba por fidelizar as pessoas à nossa cidade, evitando terem que fazer as suas compras fora. Essa sempre foi a minha visão. Alargar a actividade, indo de encontro às necessidades do público e inovando na minha área. Eu sempre quis ser diferente, essa foi sempre a minha proposta, ser diferente em relação áquilo que se encontrava na cidade da Guarda”. Das quatro lojas que tem na cidade, António Gonçalves diz que se sente bem ao balcão da STEFANEL “porque foi um projecto que abracei e que me deu conhecimento na minha área e gosto daquilo que faço, de falar com o público e de atender as pessoas sempre da melhor maneira e tentando sempre ajudá-las”. Em relação à manutenção das várias lojas, disse que tem sido possível “com algum risco de investimento e com uma boa gestão e orientação e a prova disso é que também tenho outra loja STEFANEL em Viseu”.
As lojas do empresário já têm clientela fidelizada. Ao nível da STEFANEL, referiu que “é uma marca com sucesso e os clientes próprios procuram-na no início das colecções e também no dia-dia”. A clientela é da região da Guarda, mas a loja também tem “muitos clientes de fora, porque esta loja é única na nossa região e quem gosta da STEFANEL tem que se deslocar à Guarda ou então a Viseu”.  A Mike Davis, situada junto do Centro Comercial Vivaci também possui clientela fidelizada. “A mercadoria é toda portuguesa e a loja tem umas campanhas próprias para conseguir chamar o público. As pessoas estão constantemente a ser informadas dos acontecimentos que vão surgindo dentro da loja. Esse é um motivo do aumento de vendas de ano para ano”, disse. Já em relação à ourivesaria, devido à actual crise económica, o empresário refere que os clientes procuram artigos de baixo valor como pratas e relógios. “É um sector onde a crise é mais notória e temos mais dificuldade em conseguir vender”.
António Gonçalves já chegou a ter nas 4 lojas da Guarda um total de 4 funcionários, mas actualmente, devido aos efeitos da crise, tem apenas 3. Quanto ao futuro, espera que as coisas melhorem: “Eu nunca fui pessimista. Tenho esperança que as coisas voltem ao que eram ou, pelo menos, que vão tendo uma evolução onde as pessoas sintam menos a pressão de ouvirem falar de crise”.