Campanha solidária


São 4 os projectos do distrito da Guarda que este ano concorrem à “Missão Sorriso” do Continente, uma iniciativa que tem por objectivo promover a melhoria da qualidade de vida de crianças e de seniores. Os projectos recolhem votos na Internet, até ao dia 31 de Dezembro.
A “Missão Sorriso” doa verbas que são utilizadas em projectos que promovem a melhoria da qualidade de vida de crianças, seniores e famílias carenciadas. Começou por apoiar uma Instituição de Solidariedade Social em 2003, depois alargou a actuação a unidades pediátricas e, em 2011, apoiou também Agrupamentos de Centros de Saúde e Instituições de Solidariedade Social. Nos últimos 11 anos, contribuiu com mais de 9 milhões de euros, que se traduzem em equipamentos hospitalares, materiais diversos de apoio a crianças e seniores e ainda em produtos básicos de alimentação e higiene.
Este ano, o Serviço de Pediatria do Hospital Sousa Martins da Unidade Local de Saúde da Guarda candidatou o projecto “Ecos do coração”, para promover a Saúde e bem-estar das crianças do distrito, através do diagnóstico e tratamento precoces da patologia cardíaca, usando o ecógrafo a adquirir e a Telemedicina com o Hospital de referência. O projecto tem como objectivos diminuir a morbi-mortalidade através do diagnóstico e tratamento precoces, evitar transferências para o Hospital de referência e diminuir o tempo de internamento quando este depende da realização do exame.
A Delegação da Guarda da Fundação São João de Deus candidatou a iniciativa “Somos Por Si. Mais Perto de Si (SPS+)”. Sobre o projecto, é referido: “Cada quilómetro percorrido pela nossa unidade móvel traça uma rota de intervenção junto de pessoas idosas, com fraca rede social de apoio, e em situação de isolamento social pelas aldeias e freguesias mais distantes da Guarda, disponibilizando transporte (consultas, repartições de finanças, mercearias), e acompanhamento da pessoa idosa (estimulação cognitiva, rastreios, companhia, contacto via skype com familiares)”.
O Solar do Mimo - Centro de Acolhimento de Crianças em Risco, em São Romão, no concelho de Seia, concorre à “Missão Sorriso” com o projecto “Mimar os Avós”. “Esta iniciativa pretende ser mais abrangente e mais contextualizada com a realidade da instituição e o meio onde se encontra inserida. As crianças/jovens que albergamos provém de meios económicos e socio-afectivo desfavorecidos, necessitam de orientação e suporte. Os nossos jovens são a nossa prioridade, mas, a verdade é que na sua situação, o auxílio à população Sénior poderá traduzir-se em ganhos imensuráveis no que a formação cívica e à sua própria carência afectiva diz respeito”, é explicado pelos promotores.
Por fim, o Centro Social Cultural e Desportivo Miuzelense, em Miuzela, no concelho de Almeida, candidata o projecto “Tratar com Amor e um Sorriso Cultivar”. O objectivo da instituição é “dar uma melhor qualidade de vida aos mais idosos, através da criação de uma horta solidária que tornará possível preencher o dia de algumas dezenas de pessoas frequentes no Centro de Dia”. “O cultivo de alguns produtos, utilizados na cozinha do Centro de Dia, fará com que os utentes se sintam mais importantes na vivência de uma casa que é deles. Permitirá recordar momentos antigos, onde a juventude se ocupava das suas agriculturas”, é indicado.