Programa GuardaFolia decorre entre 16 a 21 de Fevereiro


O Desfile e Julgamento do Galo, integrado no programa GuardaFolia 2023, regressa às ruas da Guarda, entre a Alameda de Santo André e a Praça Velha, este no Domingo, 19 de Fevereiro, pelas 15.00 horas. Com base nas tradições populares da região esta iniciativa envolve 32 Juntas de Freguesia do concelho.
Na Praça Velha onde o Galo voltará a ser julgado num espectáculo que conta com a direcção artística e encenação de Graeme Pulleyn e com o texto original de Pedro Leitão. A catarse guardense pretende espiar todos os males de 2022, dando esperança para o novo ano de 2023. De um lado vão estar os defensores do Galo, na “Taberna da Ti Defesa”, e do outro os acusadores que serão os “Jovens da Acusação”. Quanto aos testemunhos, nesta edição eles vão surgir em formato de música, teatro e dança no palco deste tribunal encenado e onde o réu, o Galo, é a figura central de toda a estória. Nesta edição, o “Culpado disto tudo”: o galo será uma criação artística da dupla Rui Miragaia-Vitor Freitas.
O espectáculo da Praça Velha está a ser ensaiado desde o início do ano e envolve cerca de 80 pessoas de várias colectividades do concelho. Trata-se de um espectáculo muito dinâmico e que tem a duração aproximada de 45 minutos.
O programa do Carnaval na Guarda decorre entre 16 de 21 de Fevereiro. A GuardaFolia passa pelo Teatro Municipal da Guarda (TMG), onde nos dias 16 e 17 de Fevereiro Maria Rueff e Joaquim Monchique protagonizam a comédia “Lar doce Lar”.
As Tabernas do Entrudo, no Largo de S. Francisco (atrás do Hotel de Turismo), vão funcionar entre 17 e 20 de Fevereiro. No espaço vão estar várias associações rurais do concelho apresentando ementas feitas à moda da época carnavalesca, com os incontornáveis enchidos e com outros petiscos da região, destacando-se a carne de vaca jarmelista. A animação também está contemplada nas Tabernas do Entrudo. A música e humor são os ingredientes predominantes com Roxinol Faduncho, Jel, Miguel Azevedo, e os Soma e Segue, num menu de festividades que culminará com o Baile de Máscaras, no dia 20. De referir ainda que, nesta edição, as Tabernas terão uma vertente social associada. O Município vai promover uma campanha para angariar produtos para o Guarda-bem: Banco Solidário. À entrada das Tabernas poderão ser deixados bens não perecíveis e de higiene pessoal que mais tarde serão distribuídos pelo Município segundo as necessidades sociais emergentes no concelho da Guarda.
Esta sexta-feira, 17 de Fevereiro, o Município da Guarda promove o Desfile Infantil pelas ruas do centro da cidade. A iniciativa conta com a participação de cerca de 1500 crianças dos Ensinos público e privado do concelho, e envolve as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e os Jardins-de- Infância. O cortejo arranca na Praça Luís de Camões às 14.30 horas e termina na Praça do Município.
No domingo, 19 de Fevereiro, durante a manhã, às 10.30 horas, a Praça do Município vai ser ponto de partida e também meta da “Corrida mais divertida do ano”: a Fun Run. Trata-se de uma “prova” que decorrerá pelas ruas da cidade, cheia de obstáculos e de boa disposição e onde a única obrigatoriedade para quem participa é aparecer disfarçado.
O programa da GuardaFolia 2023 termina no dia de Carnaval, 21 de Fevereiro, com o Enterro do Entrudo em Famalicão da Serra. A iniciativa está marcada para as 18.00 horas.