Guarda


O Núcleo Regional da Guarda da Quercus promove, a partir de 5 de Junho, o Desafio Fotográfico “À volta do Noéme”, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente.
Este Desafio tem por objectivo evidenciar o estado de poluição do rio Noéme. O resultado será apresentado numa exposição a realizar ainda este ano. As inscrições decorrem de 5 de Junho a 3 de Julho.  
Será feita uma apresentação deste Desafio Fotográfico no dia 6 de Junho de 2015 no Parque Polis no âmbito da iniciativa Festa das Cores do Movimento MACA entre as 9.30 e as 11.30 horas, com um passeio fotográfico no rio Diz.
O Núcleo Regional da Guarda da Quercus refere que “as descargas poluentes no rio Diz” são um “problema que parece perdido no tempo”. Recorda que em Agosto de 2014, o Núcleo expôs o assunto à Inspecção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e ao Ministério Público. No dia 1 de Junho estas entidades confirmaram “ainda estarem a efectuar diligências e investigações”.  A Quercus explica também que “a Câmara Municipal da Guarda, na reunião tida em Novembro de 2014, optou por adiar a resolução do problema para uma candidatura aos fundos comunitários do Portugal 2020”.