Gouveia


A Calafrio - Associação Cultural promove, no dia 2 de Maio, às 21.00 horas, mais uma sessão integrada no Ciclo Contradizer. A iniciativa Contradizer 7 vai decorrer na Quinta das Cegonhas, no concelho de Gouveia, e é integralmente dedicada ao poeta e artista plástico holandês Lucebert (Amesterdão 1924-1994).
Durante a iniciativa será realizada uma conferência pelo tradutor e professor Arie Pos e lançada uma colectânea bilingue, entre outras acções dedicadas a divulgar um poeta quase desconhecido em Portugal, mas de grande reconhecimento internacional. A organização refere que Lucebert é considerado como o poeta mais revolucionário, mais autêntico e mais expressivo da geração experimental do pós-guerra. Pertenceu ao grupo CoBrA, foi amigo de Karel Appel e recebeu vários prémios literários.
O programa da iniciativa Contradizer 7 inclui música de Charlie Parker, Dizzie Gillespie e Thelonious Monk (músicos que influenciaram Lucebert), a exibição do filme “Tempo e Adeus”, do cineasta Johan van der Keuken, uma conferência intitulada “O duplo talento de Lucebert”, por Arie Pos (renomado tradutor Holandês), a apresentação de uma pequena colectânea bilingue de poemas de Lucebert, traduzidos para o Português por Jos van den Hoogen e a leitura de alguns daqueles poemas por Américo Rodrigues. A iniciativa tem entrada livre.