Iniciativa do Grupo Lobo


Estão a decorrer, até 15 de Setembro, as inscrições para o IV Congresso Ibérico do Lobo que vai decorrer na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, de 27 a 30 de Outubro.
O evento é promovido pelo Grupo Lobo e tem como objectivo reunir especialistas envolvidos no estudo e na gestão do lobo-ibérico, de forma a dar a conhecer os resultados e os avanços mais recentes no estudo deste predador, bem como a sua situação populacional, as formas de conservação e medidas de resolução de conflitos.
O Congresso tem o apoio das seguintes entidades: Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco; cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; CIBIO/InBio – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos; e de entidades espanholas: Asociación Galega de Custodia do Territorio; A.RE.NA – Asesores en Recursos Naturales S.L.; ASCEL – Asociación para la conservación y estudio del lobo ibérico e SECEM - Sociedad Española para la Conservación y Estudio de los Mamíferos. Este Congresso insere-se no âmbito das acções do Projeto LIFE MED-WOLF - Boas Práticas para a Conservação do Lobo em Regiões Mediterrânicas, que tem como objectivo diminuir o conflito entre as actividades humanas e a presença do lobo, em regiões rurais onde os hábitos culturais de coexistência se perderam. O projecto MED-WOLF engloba organizações não-governamentais, portuguesas e italianas, ligadas ao ambiente e às práticas agrícolas, entidades estatais e centros de investigação.