Movimento pelo Interior


O Movimento pelo Interior vai realizar a sua segunda conferência na Covilhã, no dia 13 de Março, terça-feira, pelas 14.30 horas, depois da primeira ter sido em Bragança. O local escolhido foi o Anfiteatro Amarelo da Universidade da Beira Interior (UBI), e os oradores convidados são António Carreto Fidaldo, Reitor da UBI, João Logrado, presidente do Conselho de Administração da OLANO e José Reis, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e ex-Secretário de Estado do Ensino Superior. A conferência será moderada por Manuel Carvalho, jornalista e redactor principal do jornal Público.
O Movimento pelo Interior, aberto a todas as personalidades e instituições que queiram aderir para que se defina, em concreto e bem faseado no tempo, um conjunto de medidas de políticas públicas que, num prazo de 12 anos (3 legislaturas), seja clara a reversão da situação que hoje se vive nos territórios do Interior, tem o alto patrocínio do Presidente da República, tendo os elementos que o compõem sido já recebidos, para além do Presidente da República, pelo Primeiro-Ministro e pelo Conselho Económico e Social. Recorde-se que Miguel Cadilhe, Jorge Coelho e Pedro Lourtie são os coordenadores para as políticas de Ordenamento do Território, Fiscal e da Educação.
Segundo o Movimento “as disparidades e os desequilíbrios territoriais são cada vez mais gritantes, torna-se imperiosa uma atitude firme contra a decadência absoluta das políticas públicas em vigor”. Os seus dirigentes reforçam ainda que “os diagnósticos estão feitos e não se pode perder mais tempo. Impõe-se uma nova forma de lutar e de combater as injustiças económicas e sociais”. O Movimento pelo Interior - em nome da coesão, tem como proponentes Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal da Guarda e presidente dos Autarcas Social-Democratas e Rui Santos, presidente da Câmara Municipal de Vila Real e presidente dos Autarcas Socialistas, entre outros.