O «Planeta Vídeo», situado na Avenida Cidade de Safed, Lote 9 - Rés-do-Chão Esquerdo, na Guarda, é o último clube de vídeo da cidade. O estabelecimento pertence ao casal Luís Baía e Maria de Jesus Baía.

Abriu as portas há 25 anos, no Largo de São Pedro, no centro da cidade, e, mais tarde, mudou para a actual localização. Os empresários também possuíram lojas de aluguer de vídeos na Rua Duque de Bragança (na Guarda), em Pinhel, no Sabugal e na Covilhã. Os quatro estabelecimentos foram fechando gradualmente as portas e desde 2010 que apenas possuem o «Planeta Vídeo». “Reduzimos para uma loja por causa da evolução do mercado, da pirataria, da crise económica e da massificação da Internet”, disse ao Jornal A GUARDA Luís Baía. Os proprietários viram-se obrigados a reduzir os custos, a fazer uma gestão maior dos recursos e a diversificarem o produto. Assim, ao sector do aluguer de vídeos juntaram a área das telecomunicações (representação dos três operadores nacionais) e a vertente do rádio modelismo (aéreo, náutico e auto). As telecomunicações e o vídeo têm mais peso na actividade diária da loja, uma vez que o radio modelismo “é quase um hobby”, segundo Luís Baía.

A última casa de aluguer de vídeos da Guarda tem um total de 14.280 títulos de filmes (em DVD), de várias áreas, e 5.500 sócios, essencialmente da cidade da Guarda e arredores. “A inscrição é gratuita e as pessoas pagam o aluguer dos filmes, que é de 2,5 euros por dia”, explicou ao Jornal A GUARDA a empresária Maria de Jesus Baía. A responsável referiu que o aluguer dos filmes no seu estabelecimento é “bastante mais barato do que o aluguer dos vídeos online” junto das várias distribuidoras de sinal de televisão. “Na Guarda ainda existe alguma cultura, o que faz com que ainda tenhamos alguma procura de filmes. O ensino também tem procurado bastantes filmes. Os professores procuram filmes temáticos, assim como as pessoas que actuam na área da formação profissional”, disse Luís Baía, assinalando que “o cinema francês está em alta”. “Há sempre clientes que gostam mais de filmes de acção, mas a procura é um bocadinho de tudo, incluindo de banda desenhada”, acrescentou. Com a mudança no sector, a casa adaptou-se aos novos tempos. A título de exemplo, referiu que, enquanto até há meia dúzia de anos existiam no videoclube várias cópias dos mesmos filmes para disponibilizar aos clientes, actualmente, existe apenas uma. Em relação ao futuro do vídeo, Luís Baía reconhece que o panorama poderá mudar “se os operadores bloqueassem os conteúdos da Internet”. “O vídeo baixou em todo o Mundo, mas não baixou tanto como em Portugal. Esperamos que haja justiça no país”, concluiu.
Já no tocante à área do radio modelismo, o proprietário do «Planeta Vídeo» disse que o estabelecimento representa as principais marcas do mercado. “Se um cliente procura um produto específico nós conseguimos realizar esse pedido. É um mercado pequeno, mas gostamos do sector e, como temos os contactos, mantemo-nos no mercado. No Natal e na Páscoa é quando notamos uma procura maior dos produtos”, disse, indicando que um carro pode ser comprado a partir de 360 euros, um avião a partir de 250 euros e um barco a partir de 150 euros. “No automodelismo já temos clientes certos que procuram os nossos produtos e a assistência”, assinalou. Neste campo, Luís Baía deixou um alerta: “quando as pessoas compram um modelo, é importante garantirem que a marca faça a reposição de peças, porque se não houver reposição de peças, o modelo vai para o lixo”.
O «Planeta Vídeo» funciona de segunda-feira a sábado das 10.30 às 13.00 horas, das 15.00 às 19.30 horas e das 20.30 às 22.30 horas e aos domingos e feriados das 15.00 às 19.30 horas e das 20.30 às 22.30 horas.