Eucalipto de Contige irá representar Portugal no concurso europeu


O Eucalipto de Contige, na freguesia e concelho de Satão, com 3.046 votos, foi o vencedor da 6ª edição nacional da Árvore do Ano, e irá representar Portugal no concurso internacional deste ano. Em segundo lugar ficou a Azinheira de Alportel (São Brás de Alportel, Faro) com 2.879 votos e, em terceiro, o Castanheiro Gigante de Guilhafonso (Pêra do Moço, Guarda) com 2.863 votos.
“Este eucalipto está classificado como de interesse público desde agosto de 1964, onde pelas suas dimensões já era uma árvore notável. Julga-se que a sua plantação por volta de 1870 esteve ligada à celebração do nascimento de uma das filhas do proprietário – Dr. Luís Xavier”, refere a UNAC — União das Organizações de Agricultores para o Desenvolvimento da Charneca.
Considerada pela Universidade de Aveiro “a maior árvore classificada de Portugal”, a sua plantação remonta a 1878, quando se abriu a Estrada das Donárias. Este exemplar com aproximadamente 140 anos manteve-se apesar de todas as intervenções urbanísticas e rodoviárias na sua envolvente.
Nesta edição, o público decidiu entre 10 árvores candidatas, num total de cerca de 20 mil votos registados.
No concurso, em quarto lugar ficou a Oliveira Real de Tavira, seguida pelo Plátano do Palácio da Anadia (Viseu), o sexto lugar é ocupado pela Oliveira dos Faraós (Abrantes), o Metrosídero ou Árvore-do-Fogo (Mafra) ficou em sétimo lugar.
Os últimos três lugares foram ocupados pela Oliveira Milenar (Lagoa), pela Oliveira de Casais de São Brás (9º lugar), terminando com o Carvalho de Calvos situado na Póvoa de Lanhoso.
O Eucalipto de Contige irá representar Portugal no concurso europeu Tree of the Year, com as votações decorrer online durante o mês de Fevereiro de 2023.
A UNAC – União das Organizações de Agricultores para o Desenvolvimento da Charneca é a associação portuguesa responsável pela criação do Concurso Árvore do Ano.