Iniciativa de cariz científico decore hoje e amanhã, na Guarda


As jornadas “Saber Envelhecer”, marcadas para 10 e 11 de Outubro, decorrem no auditório da Casa de Saúde Bento Menni na Guarda. Esta iniciativa de cariz científico aborda temáticas importantes “tanto para a comunidade em geral, como para aqueles que desenvolvem o seu estudo ou actividade profissional na área do envelhecimento”.
“Cuidados humanizados, porque cuidar é humano” é o tema da sexta edição das Jornadas ‘Saber Envelhecer’ que acontecem hoje e amanhã, 10 e 11 de Outubro, na Casa de Saúde Bento Menni, na Guarda.
Esta iniciativa de cariz científico é promovida pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e aborda temáticas importantes “tanto para a comunidade em geral, como para aqueles que desenvolvem o seu estudo ou actividade profissional na área do envelhecimento”,
A primeira conferência, Subordinada ao tema “Plano estratégico para as demências na zona Centro”, está marcada para as 9.30 horas do primeiro dia, e conta com a participação de Horácio Firmino, psiquiatra do CHU de Coimbra.
Às 10.40 horas tem lugar a primeira mesa-redonda sobre “Boas práticas transfronteiriças”, com temáticas diversas, tais como, “SPRINT – Social Protection Innovative Investment in Long Term Care”, “Projeto Euroage – Iniciativas Inovadoras para a promoção do envelhecimento activo na Região EUROAGE” e “FMove – Guarda em movimento pelo envelhecimento activo”, sendo moderada por Paula Pissarra, Directora da Escola Superior de Saúde da Guarda - Instituto Politécnico da Guarda.
Às 14.30 horas, André Leitão, Neurologista CHU Cova da Beira, Covilhã, fala sobre “É possível Saber Envelhecer e prevenir a doença de Alzheimer?”.
Segue-se nova messa redonda, às 15.10 horas, sobre “Cuidados médicos”, moderada por Rita Fernandes (Medicina Interna ULS Guarda e CS Bento Menni) em que serão abordados temas como “Polimedicação”, “Saúde Oral nas pessoas idosas” e “Prevenção do Burnout nos cuidadores formais”. “Boas práticas na Beira Interior” é o tema da mesa redonda das 16.45 horas, que é moderada por Carla Costa (Psicóloga clínica CS Bento Menni) e aborda assuntos como “Café Memória”, “Ciclo de Tertúlias: Conversa Fiada Velhice Adiada” e “Estimulação cognitiva no domicílio”. O primeiro dia termina com comunicações livres em que é moderador Marco Martins (Enfermeiro Chefe CS Bento Menni).
“Humanização dos cuidados em saúde” é o tema da conferência que Filipe Almeida (Pediatra Director do Serviço de Humanização do CHU S. João, Porto) vai apresentar no início do segundo dia de trabalhos. Segue-se, às 10.40 horas, a mesa-redonda sobre “Cuidados de proximidade”, moderada por João Mendes (Psiquiatra ULS Guarda). Neste espaço serão apresentados assuntos como “Ginásio Cerebral Comunitário”, “O sistema de saúde Catalão e os serviços integrados do Hospital Mare de Déu de la Mercè”, “Estratégias de Comunicação na doença Avançada”.
Depois do almoço haverá uma conferência sobre “Intervenção terapêutica farmacológica preventiva em estádios iniciais da demência – prós e contras”, com Manel Sanchez Perez (Subdirector médico do Hospital Sagrat Cor de Martorell – Barcelona). A partir das 15.10 horas, decorrem três work-shops dedicados a temas distintos, como “Projectos de Vida no Envelhecer”, “Desnutrição e disfagia no idoso” e “Cuidados com a Oxigenoterapia no idoso”.
As VI Jornadas Saber Envelhecer decorrem no Auditório da Casa de Saúde Bento Menni, na Guarda.