Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira


O Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira (BACB) vai realizar mais uma campanha de recolha de alimentos nos supermercados da Beira Interior, no próximo fim-de-semana, 3 e 4 de Dezembro.
O Banco Alimentar é a única instituição da região da Beira Interior que faz um trabalho permanente de recolha de alimentos não perecíveis (excedentes da indústria agroalimentar e donativos empresariais e particulares), fornecendo alimentos a instituições que, no terreno, apoiam crianças, jovens, adultos e idosos que vivem numa verdadeira situação de pobreza.
Em 2015 foram apoiadas 53 instituições de solidariedade que entregaram os produtos alimentares a mais de 5200 pessoas na Beira Interior, sob a forma de cabazes de alimentos.
“Famílias, desempregados, crianças e idosos são os grupos mais afectados pela crise económica, aumentando significativamente os pedidos de apoio que chegam aos Bancos Alimentares Contra a Fome e a necessidade de alargar a sua capacidade de resposta às instituições sociais que apoiam”, explica este organismo.
O BACB adianta também que “a quantidade de alimentos recolhida é notoriamente inferior à das necessidades que se apresentam diariamente”.
O aumento dos pedidos de ajuda nos últimos anos faz com que o BACB considere de “extrema importância desencadear uma forte onda de solidariedade, que se traduza na doação da maior quantidade de alimentos que cada pessoa conseguir”.
O BACB pede a partilha de alimentos com quem mais precisa, através da doação de um contributo individual em loja ou participando, até 11 de Dezembro, na campanha “Ajuda Vale”, bastando pedir um vale nas caixas dos supermercados com um código de barras específico para os produtos destinados aos Bancos Alimentares.
O Banco Alimentar disponibiliza ainda uma plataforma electrónica para doação de alimentos, sem necessidade de deslocação aos estabelecimentos comerciais, que permite a participação na campanha de pessoas que habitualmente não se deslocam ao supermercado ou que residam fora de Portugal, nomeadamente os emigrantes.
“Fazemos um forte apelo à população da Beira Interior para que se mostre solidária com a causa da luta contra a fome, nesta época de Natal, e aos senhores jornalistas que ajudem a divulgar este apelo”, refere o BACB em comunicado.