Almeida


A ASTA - Associação Sócio-terapêutica de Almeida foi uma das instituições vencedoras do Prémio CEPSA ao Valor Social 2014, no valor de 10 mil euros. As outras instituições premiadas foram a Associação de Apoio a Idosos e Jovens da Freguesia de Meca, Alenquer, e o Centro da Mãe - Associação de Solidariedade Social, no Funchal.
O júri que decidiu a atribuição dos Prémios CEPSA ao Valor Social 2014 foi presidido por Conceição Zagalo, presidente do Conselho Consultivo da AIESEC Portugal e das Assembleias Gerais do GRACE e da CAIS, e por quatro colaboradores da Cepsa, de distintas áreas e formações.
O processo para a selecção dos vencedores, por parte dos jurados, foi complexo, dada a quantidade das candidaturas apresentadas este ano (70), mas muito gratificante pela qualidade e valor social que todos os projectos ofereciam. O júri valorizou de forma especial estes três projectos, não só pelo cumprimento de critérios e naturalmente do Regulamento, mas também pela sua abrangência, impacto social nas localidades onde desenvolvem as suas actividades e sustentabilidade económica e continuidade no tempo.  
A ASTA tem por objecto social a educação e a formação terapêutica de pessoas deficientes (essencialmente jovens a partir dos 18 anos com deficiência intelectual e multideficiência) e apostou num projecto para a criação e dotação de uma oficina para tratar e transformar lã, de forma a promover um ofício considerado pedagógico, terapêutico e ecológico para os usuários, uma alternativa de vida válida e plena de sentido. Com o projecto a instituição pretende contribuir para a integração social, humana e económica dos utentes, criando condições de vida por forma a que o seu futuro seja impregnado com a dignidade e respeito que merecem, numa perspectiva bio-psico-social e espiritual.