A Associação Recreativa, Cultural e Social Valdamulense (ARCSV) é uma instituição particular de solidariedade social que foi fundada nos anos oitenta, na Freguesia de Vale da Mula,

no concelho de Almeida. Inicialmente designada como Associação Recreativa e Cultural Valdamulense tinha como objectivo “promover o desenvolvimento físico, moral e intelectual de todos os associados e não só, através de récitas, festas recreativas, jogos desportivos, bailes, livros, etc.”. Ao longo do tempo a Associação foi evoluindo, adaptando os seus objectivos e respostas em prol das necessidades sentidas pela população.
De acordo com a direcção, a instituição, numa primeira fase, estava direccionada para a área cultural e desportiva - tal como a existência de várias equipas de futebol quer nas camadas jovens quer nas camadas seniores - tendo participado em campeonatos distritais salientando a participação dos juvenis e juniores a nível nacional. No ano de 2003, para além do futebol, a Associação teve necessidade de dar resposta de carácter social na vertente dos mais idosos, visto a população da Freguesia de Vale da Mula, que faz fronteira terrestre com Aldea del Obispo, em Espanha, ser maioritariamente envelhecida e encontrar-se exposta à desertificação, “situação comum a todas as regiões do interior do país”, é justificado. Na altura, já tinha sido “adquirido” o antigo quartel da Guarda Fiscal, que foi objecto de intervenção, reabilitação e adaptação, no qual passou a funcionar a sede da ARCSV e o Centro de Dia. Nesse mesmo ano foi assinado o protocolo de cooperação com a Segurança Social.
“A instituição tem à disposição da população idosa as respostas sociais de Centro de Dia, com capacidade para 20 utentes, e o Serviço de Apoio Domiciliário, com capacidade para 15 utentes. Estes serviços, prestados à comunidade, permitiram a admissão de três funcionárias naturais da Freguesia”, refere a direcção da instituição presidida por Ana Paula Fernandes. “De referir que, no dia de hoje, a Associação conta apenas com a vertente social, organizando e participando em eventos. No entanto, as infra-estruturas e equipamentos, propriedade da mesma, utilizados para a prática desportiva, outrora, agora são disponibilizados à população da Freguesia para eventos festivos realizados na aldeia nomeadamente as festas de verão - campo de futebol com balneários e cimentado”, é também explicado.
De momento, a Associação Recreativa, Cultural e Social Valdamulense, presidida por Ana Paula Fernandes, tem como projecto preservar e conservar os equipamentos existentes através de obras de melhoramentos e de reabilitação e a aquisição de um veículo para o apoio no serviço prestado aos utentes.  
De referir ainda que esta Associação do concelho de Almeida integra a União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social - UDIPSS.