Intercâmbio entre cidades geminadas


A Associação Desenvolver o Talento (ADoT) promoveu a “viagem de fim de ano de língua espanhola”, na cidade de Béjar, no passado fim-de-semana, 18 e 19 de Maio.
A comitiva foi recebida, no Salão de Plenos do Ayuntamento, pelos Vereadores Angel Orgaz e Victória Mateos, titulares respectivamente dos pelouros do Turismo e Meio Ambiente, em representação do Alcaide.
Os alunos ficaram muito agradados e sentiram-se orgulhosos com a informação que foi dada pelo representante do Ayuntamento, de um futuro mini curso de língua portuguesa, possibilitando, posteriormente, um maior e valioso intercâmbio entre as duas cidades.
O momento mais aguardado foi preenchido com a apresentação da ADoT, com a projecção de um filme retrospectivo dos seus nove anos de existência e, em seguida, os formandos das classes de espanhol deram mostras do conhecimento da língua de Unamuno, com o seu projecto “Compartiendo Culturas y Tradiciones – Guarda, la ciudad más alta de Portugal”.
Apoiados em sugestivas imagens projectadas, deram a conhecer a Guarda, nas suas várias valências: história, património, artesanato, gastronomia, cultura, principais acontecimentos turísticos e lúdicos.
A ADoT foi presenteada com uma gravura de Béjar, retribuindo com a oferta de exemplares da sua publicação “Desafios da Inclusão” A jornada de sábado terminou à volta da mesa, durante a degustação de produtos típicos da região da Guarda, acompanhados pelos vinhos disponibilizados pela “Garrafeira A Botelha”.
O Ayuntamento de Béjar proporcionou às três dezenas de excursionistas da ADoT várias visitas, acompanhadas pela Directora da Oficina de Turismo, Ana Vicente, nomeadamente ao jardim El Bosque, ao entro histórico e ao Museu Têxtil.
De regresso à Guarda, a comitiva visitou a localidade de Candelário, povoação caracterizada pelas suas ruas estreitas e empedradas, percorridas pelos seus canais regadores (que são canais de água de neve) destacando-se as casas típicas com as suas bate portas.