Salamanca


A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) esteve presente na SALAMAQ - Feira do Sector Agropecuário, que decorreu entre os dias 7 e 11 de Setembro, no recinto de feiras em Salamanca, Espanha.
A AMCB fez parte dos 481 expositores que estiveram presentes no certame considerado uma das maiores feiras de Agropecuária da Península Ibérica. De salientar que aquela associação foi uma das duas instituições nacionais presentes, de paredes meias com o Ministério da Agricultura.
“A presença em feiras sectoriais é muito importante pois desta forma conseguimos ter maior destaque e atenção por parte dos visitantes, conseguindo desta forma uma aproximação directa com os potenciais visitantes/investidores com interesse na nossa região”, referiu o presidente da AMCB, José Manuel Biscaia, que também preside à Câmara Municipal de Manteigas. E acrescenta: “Pretendemos desta forma fortalecer os laços transfronteiriços, que se têm mantido desde alguns anos a esta data, com os inúmeros projectos que temos executado, e da mesma forma promover o nosso território enquanto um espaço único no panorama do turismo, da economia e da sustentabilidade”.
O presidente da instituição provincial de Salamanca Javier Iglesias recordou os projectos “importantes” desenvolvidos há muitos anos e em conjunto, como um exemplo, citando aqueles que concorrem ao Programa Operacional Cooperação Transfronteiriça Espanha Portugal (POCTEP). Com eles, criou-se valor com os recursos transfronteiriços e afirmou que, no futuro, na sequência da sua aprovação iminente, “permitirá que novas infra-estruturas sejam construídas e desenvolver iniciativas no ambiente, turismo e assuntos de emprego”. Javier Iglesias também se referiu à Ecoraya feira, que será realizada em Dezembro, nos dias 10 e 11, em Salamanca, e que prevê a participação de mais de 100 expositores de Salamanca e Portugal.