Entrevista: Filipe Nunes, músico a comemorar 25 anos de carreira


Filipe Nunes está a comemorar 25 anos e carreira como músico. É natural de Sortelha, concelho do Sabugal. Estudou na Guarda, Sabugal e Belmonte
Nos tempos livres gosta de ver filmes e viajar.
A GUARDA: Filipe Nunes está a assinalar 25 anos de carreira musical. Uma data importante?

Filipe Nunes: Sim, para mim é muito importante, porque é sinal de que o que gosto de fazer é reconhecido e traz valor para a vida da gente maravilhosa que me acompanha, o meu público. É uma forma de homenagear e agradecer a toda a gente que, durante este percurso, me deu a mão, que me fiz chegar aqui.
A comemoração dos 25 anos de carreira serve para homenagear todos os amigos e amigas do coração que acreditam no Filipe Nunes. É uma data para homenagear todos os que me ajudaram a achegar até aqui, todos os que me ajudaram a chegar tão longe na minha careira de Artista. Posso dizer que nunca sonhei chegar tão longe.

A GUARDA: A escolha da Feira Farta, na Guarda, para o espectáculo dos 25 anos tem algum significado especial?

Filipe Nunes: Sim, tem. A Guarda foi a cidade onde eu nasci. Posso dizer que me indicaram e até me aconselharam a fazer a minha carreira e este espectáculo mais a norte e no litoral. Diziam que, nessas zonas, o meu trabalho teria mais impacto, nomeadamente nos espectáculos ao vivo e a nível de divulgação.
Decidi arriscar um bocado e é por minha conta e risco que o espectáculo dos 25 anos de carreira é na nossa cidade da Guarda. Defendo que nós, no interior, nós na Guarda, também temos força e que o espectáculo que está programado será um excelente espectáculo. Tenho a certeza que haverá muita gente e que a gravação ao vivo ficará tão bem ou melhor que noutras cidades com mais população.
Peço ao Anjo da Guarda que assim seja. Depois veremos o resultado, mas tenho fé e acredito na gente da nossa terra. Acredito que as pessoas vão aparecer para me darem uma força.

A GUARDA: Os 25 anos vão ficar marcados com a edição de um CD. Como apareceu esta ideia?

Filipe Nunes: Tenho vários CDs editados. Comecei em 2005 e penso estava na altura do lançamento de um novo trabalho. Para comemorar esta data tão importante, nada melhor que o lançamento de um CD com novas canções. Será um trabalho que fica disponível de forma física e digitalmente para toda a gente. O trabalho que vai ser gravado e editado cá ficará pra contar a história.

A GUARDA: Mas afinal quem é Filipe Nunes como músico?

Filipe Nunes: Sou compositor, letrista, intérprete e vocalista. Como toco instrumentos como teclado, guitarra, acordeão, cada vez mais me foco na composição e produção assim como no espectáculo ao vivo. Procuro evoluir e ser melhor hoje do que ontem.

A GUARDA: Como é que começou o gosto pela música?

Filipe Nunes: O gosto pela música começou com uma guitarra que me deram quando era criança. Quando tinha 8 anos comecei a pegar na guitarra e tentei, de alguma forma, cantar e inventar melodias. A minha insistência levou os meus pais a procurar uma escola de música para eu aprender. Nessa altura não havia aulas de guitarra, só havia de teclado. Tive aprendizagem de teclado durante 4 anos, e também 4 anos em teoria musical, mais 3 anos em acordeão. Mais tarde, com 21 anos, entrei no Conservatório, onde continuei a desenvolver a área de teoria musical, na guitarra clássica, onde conclui o 5 grau.Ao mesmo tempo, desde os meus 14 anos, comecei a actuar em festas e romarias. O espectáculo foi melhorando ao mesmo tempo que trabalhava na minha carreira. Hoje em dia fico muito feliz de ter um espectáculo que é de nível nacional, de ir a vários programas na TV, de ser reconhecido a nível do panorama musical como um artista e compositor nacional.

A GUARDA: Como é recebido nos lugares onde costuma actuar?

Filipe Nunes: Tenho tido a sorte de, cada vez, ser recebido com mais gente e gente alegre, cheia de energia. Fico muito feliz. Sei que o Sol não brilha todos os dias, mas tenho agradecer muito por ele brilhar tanto e há tanto tempo.

A GUARDA: Para além da música o que distingue o Filipe Nunes?

Filipe Nunes: O que me distingue penso que seja um pouco o meu caracter. Para além de respeitar o próximo, dedico-me muito, de alma e coração, ao que faço. Procuro ser melhor em cada dia que passa, procuro ser útil para os outros.
Procuro deixar satisfeito quem me contrata o meu espectáculo, quem me segue. O meu compromisso é dar sempre o meu melhor.
A GUARDA: Projectos para o futuro?
Filipe Nunes: Depois de chegar aqui, agora é preciso continuar a promoção deste novo trabalho a nível nacional e internacional para as nossas comunidade portuguesas espalhadas por esse mundo fora. Quero levar as minhas músicas ao maior número de gente possível pois elas foram feitas para trazer mais valor à vida das pessoas. É meu dever fazer o trabalho para que isso possa acontecer. Vou continuar a melhorar o espectáculo ao vivo, continuar a compor novas canções.
Vou trabalhar para lançar o mais breve possível o espectáculo que será gravado ao vivo, este domingo, 10 de Setembro, na Feira Farta, na Guarda. O meu objectivo passa também pela divulgação da cidade da Guarda.
Deixo o convite para que as pessoas possam acompanhar o trabalho que faço nas minhas redes sociais e também no canal oficial no youtube.