Entrevista: José Luis Cabral – Presidente da direcção da Academia Bacalhau Serra da Estrela

José Luis Mendonça Cabral, presidente da Academia Bacalhau Serra da Estrela é natural de Gouveia. Estudou no Porto, é licenciado em Gestão e trabalha no Município de Gouveia.Ocupa o tempo livre com a família, os amigos, a Academia Bacalhau Serra da Estrela e os Escuteiros de Gouveia.
A GUARDA: O que é e como nasceu a Academia Bacalhau Serra da Estrela?
José Luis Cabral: A primeira Academia do Bacalhau, fruto de uma velha e curiosa história de amizade lusófona, nasceu em 1968 em Joanesburgo, África do Sul, onde na altura viviam e trabalhavam cerca de um milhão de portugueses.Foram quatro amigos, entre os quais Durval Marques, Presidente Honorário das Academias, que em boa hora tiveram a feliz ideia de fundar a «Academia do Bacalhau de Joanesburgo», iniciando assim um movimento de que não imaginavam as repercussões, não suspeitando terem criado uma gigantesca onda de choque no domínio da amizade, portugalidade e solidariedade social.Foi assim que, no dia 10 de Junho de 1968, se realizou o primeiro jantar-tertúlia para se comemorar, pela primeira vez, na África do Sul, o dia de Portugal, e se inaugurou oficialmente a Academia do Bacalhau de Joanesburgo, hoje chamada de «Academia-Mãe».A primeira Academia criada em Portugal foi na ilha da Madeira. Actualmente existem 59 Academias do Bacalhau em todo o mundo, todas ostentando a mesma designação, os mesmos objectivos, a mesma base de encontro entre comadres e compadres, e funcionando em termos gerais de forma semelhante. No entanto, cada Academia é totalmente independente.A Academia do Bacalhau da Serra da Estrela foi aprovada no Congresso Mundial das Academias em Estremoz, em 2016 e oficializada no dia 29 de Julho de 2017. Tal como todas as outras a Academia Bacalhau Serra da Estrela tem por objectivos acções de filantropia, solidariedade e assistência moral e material que prestam aos mais necessitados, mas também pela defesa e prestígio do bom nome de Portugal e dos portugueses, bem como pela afirmação dos nossos valores histórico-culturais.O importante é conseguir-se o montante necessário para que, por exemplo, se possa dar uma bolsa de estudo a um estudante, uma cadeira de rodas a alguém que necessite, ajuda monetária a uma família carenciada ou até que se possam realizar intervenções cirúrgicas, etc.Todos os anos é realizado um Congresso das Academias do Bacalhau, sempre num continente diferente, por rotatividade. Para beneficiar de acreditação, cada Academia deve ser oficializada em Congresso.
A GUARDA: Quem é que pode fazer parte e quantos elementos integram esta Academia?
José Luis Cabral: As Academias do Bacalhau são Tertúlias de amigos, os quais, se congregam para fomentar, encorajar e desenvolver laços de amizade, cooperação, confraternização e fundamentalmente, concretizar acções de solidariedade e de assistência moral e material a pessoas e instituições de beneficência mais carenciada.A Academia Bacalhau Serra da Estrela tem mais ou menos 250 elementos, com a particularidade de esta ser a Academia de uma Região (Serra da Estrela) e não duma Cidade em particular pelo que cada jantar é feito numa cidade diferente da região tendo assim uma média de presenças em cada jantar de 60 a 70 pessoas, chegando a ter mais de 100 em ocasiões como o Natal ou a Festa do Emigrante em Agosto.
A GUARDA: Ao longo do ano, quais as principais actividades que são promovidas pela Academia Bacalhau Serra da Estrela?
José Luis Cabral: A Academia Bacalhau Serra da Estrela realiza 8 a 10 Tertúlias por ano, todas elas tem associadas acções de solidariedade propostas pelos elementos à direcção, que as faz aprovar em cada Tertúlia.
A GUARDA: A Academia Bacalhau Serra da Estrela tem alguma geminação com outras Academias congéneres?
José Luis Cabral: As Academias do Bacalhau existentes em todo o mundo estão geminadas entre si de uma forma natural. Desta forma sendo elemento da Academia Bacalhau Serra da Estrela, pode participar nas Tertúlias de todas as Academias do Bacalhau do Mundo. Para além do Congresso Mundial, é muito comum que elementos de Academias de outros países participem em Tertúlias da Academia Bacalhau Serra da Estrela quando visitam Portugal em férias.
A GUARDA: A Academia Bacalhau Serra da Estrela promove um jantar este sábado, na Guarda. Como é que o bacalhau vai ser servido?
José Luis Cabral: A curiosa denominação de Academia do Bacalhau pode conduzir a deduções erróneas sobre a natureza e a génese deste movimento. Com efeito, a Academia nada tem a ver com uma confraria gastronómica de bacalhau, nem nos seus objectivos, nem nos seus princípios norteadores.A escolha do nome revela o traço de unidade comum que deve figurar na diáspora portuguesa e assentou em razões lógicas, afectivas e histórico-culturais, uma vez que, para os portugueses o bacalhau foi, é e será simbolicamente conhecido como o “fiel amigo”, enquanto representação tradicional de alimento tanto na mesa do pobre como na do rico, sendo por todos apreciado no quotidiano e em ocasiões festivas. A razão lógica prende-se com o facto de a Academia congregar um grupo de “fiéis amigos”, sendo que o mais apropriado e carinhoso nome para a baptizar não poderia ser outro que não o de Academia do Bacalhau.A relação íntima que os portugueses estabeleceram com este alimento remonta ao século XII, mas foi na época dos Descobrimentos, em particular no século XVI, que o bacalhau foi crismado de “fiel amigo”. Não é por acaso, aliás, que a língua portuguesa se apropriou do termo ao longo dos tempos, em diferentes expressões idiomáticas, como sejam: “estender o bacalhau” ou “dar uma bacalhauzada”.Por estas múltiplas razões, as tertúlias organizadas mensalmente, por todas as Academias do Bacalhau do mundo, frequentemente incluem no seu cardápio o bacalhau regado com azeite e acompanhado de um bom vinho tinto português, que por seu lado é condição sine qua non para tradicional e especial brinde académico, o Gavião de Penacho, entusiástica e calorosamente entoado por todos os compadres como forma de iniciar e encerrar as reuniões, assim como de homenagear convidados e entidades oficiais.A única certeza que lhes posso dizer é que, neste jantar um prato vai ser de bacalhau, mas haverá outras iguarias para apreciar. E que este jantar vai ter uma vertente social.
A GUARDA: Estes jantares costumam ter uma vertente social. Que causas é que já foram apoiadas e qual é que vai ser contemplada este ano?José Luis Cabral: Sim, na verdade todos os jantares têm uma vertente social. A Academia Bacalhau Serra da Estrela não cobra quotas aos seus elementos, como tal, a única forma de poderem ajudar as nossas causas sociais é participando nas nossas Tertúlias. Normalmente o valor cobrado é 20 euros por jantar e é da diferença de preço entre o que o Restaurante cobra e o que cobramos por jantar que conseguimos ajudar quem mais precisa.Contudo, posso deixar aqui alguns exemplos do que já foi feito, por exemplo ajudámos as vítimas dos incêndios em 2017, ajudámos as vítimas das cheias em Moçambique, isto fora da nossa região. No último jantar, em Aguiar da Beira ajudámos um jovem extraordinário a quem a vida empurrou para uma cadeira de rodas e necessita dum Elevador de Escadas para superar as dificuldades de mobilidade que a casa onde vive apresentam, entregando à sua família 1.200€ para ajuda na compra do elevador.No dia 15 de Agosto de 2019, realizámos a festa do emigrante a favor da ajuda à construção dum Lar de Terceira Idade em Figueiró da Serra – Gouveia, onde conseguimos 4.000€.Já ajudámos IPSS da região, nomeadamente de Figueira de Castelo Rodrigo, e Covilhã.Na altura dos incêndios de 2017 ajudámos pastores dos concelhos de Gouveia, Seia e Oliveira do Hospital oferecendo-lhes forragens e animais.Já ajudámos várias famílias com pequenas obras em casas, uma criança que necessita de um colete para escoliose, etc.Este ano continuaremos a apoiar causas que nos sejam propostas e que a direcção da Academia Bacalhau Serra da Estrela aprove.Deixo aqui um apelo muito simples, sentido e sincero às pessoas: se tiverem conhecimento de casos que pela sua gravidade sejam passiveis de se enquadrar nos objectivos da Academia Bacalhau Serra da Estrela, estamos disponíveis para os analisar. 
A GUARDA: De que maneira é que esta Academia tem contribuído para a promoção da região e da gastronomia da Guarda?
José Luis Cabral: A Academia Bacalhau Serra da Estrela contribui para a promoção da região de várias formas. Em primeiro lugar pelo facto de na sua génese pertencer a uma região e não a uma cidade faz com que o nome dessa região seja conhecido nos quatro cantos do mundo onde há Academias do Bacalhau. Desde a sua criação já participamos em Congressos Mundiais em Estremoz (Portugal), Ilha Terceira (Açores), Joanesburgo (Africa Do Sul) e Porto (Portugal), em todos eles o nome da Serra da Estrela, da Guarda e de toda a Região foi promovido.Na festa de Oficialização da Academia do Bacalhau da Serra da Estrela, que decorreu nos dias 28, 29 e 30 de Julho de 2017 vieram à nossa região pessoas de mais de 20 Academias de outras regiões de Portugal e do Mundo que por cá permaneceram alojadas e também comeram.Já participámos em programas de televisão para promoção da Academia Bacalhau Serra da Estrela e consequentemente da Região. Já por várias vezes saíram reportagens da Academia Bacalhau Serra da Estrela em jornais de tiragem nacional e internacional, principalmente o jornal “o Mundo Português”.As nossas Tertúlias são realizadas em toda a Região da Serra da Estrela, desde Covilhã, Oliveira do Hospital, Trancoso, Figueira de Castelo Rodrigo, Aguiar da Beira, Seia, Gouveia, Celorico, Fornos, Guarda, etc, e em restaurantes diferentes, levando pessoas a todas as cidades ou vilas da região descritas, promovendo desta forma a região, a sua economia e também a sua gastronomia.Para concluir deixo esta mensagem: pode entrar na Academia Bacalhau Serra da Estrela quem se rever nos nossos objectivos. O repasto ronda os 20 euros e prova que, afinal, não custa nada ser solidário e ajudar quem precisa. Até o estômago agradece.